Forças de segurança tentam ampliar ações
Por mais que a maioria dos índices de violência em Bento Gonçalves não tenha sofrido uma elevação significativa, casos recentes de assaltos e crimes contra a vida têm ampliado a sensação de insegurança na cidade. Na última quarta-feira, dia 19, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) – formado por órgãos e entidades ligadas à segurança e representantes do Poder Público – reuniu-se na prefeitura para debater o assunto.
O rápido encontro definiu que as forças policiais tentarão intensificar as ações e a presença nos bairros nos próximos dias. De acordo com o prefeito Guilherme Pasin, que convocou a reunião emergencial, a situação no município “está beirando o sustentável”. “Tivemos, sim, redução de diversos índices, mas não vejo motivo para comemorar, porque sempre que tivermos mais um óbito em nossa cidade, isso vai fazer cair por terra todos os avanços”, afirma.
Mesmo assim, Pasin ressalta os “limitadores” que não podem ser revertidos, como o constante déficit de efetivo na Brigada Militar. “Temos que buscar meios de cooperação, inclusive com o próprio Departamento Municipal de Trânsito (DMT), para repetir as blitze que fizemos nos últimos dias, por exemplo. Vamos agir como uma força integrada para devolver a tranquilidade à comunidade. Não podemos mais pensar de forma individualizada”, completa o prefeito.
Atleta baleado
Em uma das ocorrências mais recentes, o jogador do Farrapos, Lucas Ricardo Mariuzza, 20 anos, sofreu uma tentativa de homicídio na madrugada de quarta-feira, 19. Por volta das 2h35, foi informado à Brigada Militar que havia um veículo Ford Ka parado, aberto e com os faróis acesos na rua Domingos Rubechini, no bairro Fenavinho. Uma guarnição dirigiu-se ao local e encontrou Lucas inconsciente no banco traseiro, com sangue no rosto. O atleta, que não possui antecedentes criminais, foi conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Tacchini, onde verificou-se que ele foi atingido com um disparo de arma de fogo na cabeça.
O scrum-half começou nas categorias de base do Farrapos e rapidamente despontou como uma das principais promessas do clube. Ele estava no grupo principal que disputa o Campeonato Brasileiro. Até a manhã de quinta-feira, dia 20, o jovem permanecia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Tacchini, em coma induzido, e seu estado de saúde é considerado grave.
Segundo o delegado Álvaro Pacheco Becker, titular da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) e responsável pela investigação, a polícia já ouviu diversas pessoas e, através de imagens de câmeras de monitoramento de empresas nas proximidades do local e da Brigada Militar, identificou alguns suspeitos. “Temos a informação de que a carteira do jovem sumiu. Agora, estamos trabalhando com duas linhas de investigação: a de tentativa de latrocínio ou tentativa de homicídio”, explica. Informações para auxiliar a polícia podem ser repassadas através do telefone (54) 3452 7003.
Reportagem: Jorge Bronzato Jr./Katiane Cardoso
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.