Ford anuncia o fechamento de fábricas no Brasil

A norte-americana Ford comunicou nesta segunda-feira (11/01) o encerramento das atividades de produção de veículos no Brasil, incluindo a unidade na Bahia, situada em Camaçari, que chegou a ser cogitada de se instalar em Guaíba no fim da década de 1990.  


 

Em nota, o comando da montadora nos Estados Unidos apontou a reestruturação da companhia, com fechamento de unidades no Brasil. Segundo a Ford, a produção de peças deve continuar por algum tempo a fim de garantir estoque de componentes de reposição. A decisão resultará na demissão de 5 mil trabalhadores.

Três unidades serão desativadas. Camaçari, onde são produzidos os modelos Ka e EcoSport, será a primeira a ser fechada. As unidades de Taubaté, em São Paulo, que fabrica motores e transmissões, e de Horizonte, no Ceará, que produz o utilitário Troller T4, serão fechadas ao longo do ano. A montadora já havia encerrado a produção na fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

No comunicado, a empresa diz que atenderá o mercado do Brasil com o portfólio global, incluindo modelos montados na Argentina. A redução da estrutura terá impacto de mais de US$ 4 bilhões. 

“Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que essas ações são muito difíceis, mas necessárias para criar um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, CEO da Ford, em um comunicado.