Fórum Internacional de Bebidas terá TechnoBeer

Em expansão no mercado nacional, o setor microcervejeiro receberá atenção especial durante a 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta, que acontecerá de 10 a 12 de abril em Bento Gonçalves. A TechnoBeer será a grande novidade do Fórum Internacional de Bebidas (FIB), que acontece no dia 12 de abril, a partir das 15h no Auditório A, paralelo a Envase Brasil, um dos salões tecnológicos que integra a programação. O tema central será “O Fortalecimento do segmento de microcervejarias no Brasil”.

Esta será a primeira vez que a Semana Internacional Brasil Alimenta abordará o assunto. Logística, combate à falsificação de bebidas e experiências de marketing são temas que integram a programação do fórum. O setor microcervejeiro do Brasil vem registrando forte crescimento nos últimos anos, acompanhando o desenvolvimento do padrão de consumo brasileiro.

Como parceira da Technobeer, a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) aposta no evento justamente pelo setor estar em fase de expansão no mercado nacional. O presidente Executivo da entidade, José Augusto Rodrigues da Silva, que abre o evento, ressalta a importância de espaços como estes para o desenvolvimento das cadeias produtivas. “Esta será uma oportunidade de fórum qualificado para as discussões das questões que permeiam o mercado cervejeiro, bem como um espaço importante para se conhecer tendências, novos rótulos e processos produtivos”, diz. “Vale destacar ainda a contribuição do evento para fortalecer a tendência do consumo focado na satisfação sensorial em oposição ao consumo em grandes quantidades da bebida. O Brasil se consolidou com um dos maiores produtores de cerveja do mundo e seu mercado interno, caracterizado pelo baixo consumo per capita, mantém-se aquecido”, completa.

O chefe substituto de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Bernardo de Albuquerque Medina, falará sobre “Registros de produtos – Como nascem a marca da cerveja na visão do Mapa”. Já a diretora do Núcleo de Empresas Cervejeiras (NEC), Alexsandra Machado, apresentará o panorama do setor no Brasil. Um exemplo de excelente opção em logística será apresentado pela Scholle, parceira da ação, que trará a palestra “Key Keg – O novo conceito em embalagem para líquidos carbonatados”. A novidade, que está sendo apresentada para toda a América Latina no evento, traz benefícios a todos os departamentos: ambiental, marketing, logística, vendas, financeiro e industrial. Além de melhor performance ambiental, a embalagem também permite inserir a logomarca, tem maior capacidade de armazenagem e de empilhamento sem retorno de Key Keg vazio. Como todo Key Keg é novo e limpo, não exige investimento em máquina de limpeza.

Para participar gratuitamente da Technobeer basta se inscrever pelo site www.brasilalimenta.com.br

Mercado

As microcervejarias se destacam por serem pequenas indústrias que produzem cerveja e chope com quantidade inferior a cinco milhões de litros por ano. Em sua quase totalidade são de origem familiar e os produtos, com teor de malte não inferior a 80%, são fabricados com ingredientes especiais e seguindo receitas tradicionais.

Existem cerca de 175 microcervejarias no Brasil, concentradas, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, representando 0,15% do setor cervejeiro nacional e, de acordo, com a Abrabe, o segmento deve atingir 2% da fatia do mercado de cervejas em 10 anos. Para se ter uma ideia, a produção de cerveja no Brasil no ano de 2011 chegou a cerca de 13,3 bilhões de litros, conforme dados Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe). Esse volume representa 433 milhões a mais que os 12,8 bilhões de litros de 2010.

Já o consumo per capita do brasileiro em 2010 foi de 64,4 litros, segundo pesquisa do Euromonitor, muito abaixo do registrado em países como a República Tcheca que soma 151,2 litros por pessoa na República Tcheca; da Alemanha com 108,2 litros por pessoa e dos Estados Unidos com 77,3 litros por habitante.

Programação
Local: Auditório A

“O Fortalecimento do segmento de microcervejarias no Brasil”

14h45 – Abertura do FIB – Technobeer
Vicente Puerta – Presidente da Semana Internacional Brasil Alimenta
José Augusto Rodrigues da Silva – Presidente da Abrabe
Carlos Parra – Editor Revista Engarrafador Moderno

15h – Palestra “Registros de produtos – Como nasce uma cerveja na visão do Mapa”
Apresentação: Bernardo de Albuquerque Medina, chefe substituto de Vinhos e Bebidas do Mapa

15h40 – Espaço para debate

16h – Palestra “Logística de distribuição para microcervejarias”
Apresentação: Fábio André, BeerLog – Logística Especializada

16h40 – Espaço para debate

17h – Palestra “KeyKeg – Um novo conceito em embalagens para líquidos carbonatados”
Apresentação: Fernando Batista, gerente de Vendas da Scholle Brasil

17h30 – Painel “Experiências de Mercado – Benchmarking do Vinho para a Cerveja”
Mediador: Alexsandra Machado, diretora do NEC/Abrabe
Debatedores: Diego Bertolini, gerente de Marketing do Ibravin; Kátia Jorge, vice-presidente do Cobracem e Paulo Carramenha, diretor-presidente da Gfk Consumer Experiences Brasil, professor do Núcleo de Pós-graduação em Estudos e Negócios da Embalagem da ESPM e do Curso de Branding da FGV/SP.

18h30 – Espaço para debate

19h – Encerramento.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa