Fotógrafo de Bento é premiado em concursos internacionais com fotos marcadas por sentimento
A fotografia é capaz de captar momentos especiais e inesquecíveis. Mas quando o olhar sensível de um fotógrafo também consegue captar o sentimento por trás daquele momento especial, o resultado é um merecido reconhecimento internacional.
Neste ano, o bento-gonçalvense Emerson Ribeiro chamou a atenção do mercado fotográfico com duas fotos repletas de sentimento. Em janeiro, ele recebeu medalha de prata pela WPE Awards, associação internacional de fotógrafos. O registro é do casal paulista Carina e Mauro Bandini, durante comemoração de 10 anos de casados realizada em 2018 na vinícola Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos. Carina conta que conheceu o trabalho de Emerson por indicação e o escolheu pela forma como consegue “transmitir emoção através da imagem”.
“Ficamos extremamente satisfeitos e muito agradecidos pelo trabalho maravilhoso que o Emerson desempenhou naquela noite. Ele foi de uma delicadeza extrema quanto à percepção de detalhes que só fomos perceber depois que ele nos enviou os registros”, comenta.
Casal Carina e Mauro Bandini. Foto: Emerson Ribeiro
Na foto, o sorriso em meio às lágrimas, a expressão dos convidados e a escolha pelo preto e branco, entre outros detalhes, descarta legenda. “A foto que foi premiada é a prova de que o Emerson estava de corpo e alma conseguindo, através da sua sensibilidade, registar aquele momento que só nós sabíamos o quanto tínhamos esperado”, declara Carina.
A segunda fotografia premiada registrou a felicidade da união do casal bento-gonçalvense Betânia Seganfredo e Wagner Soares Dias. A cerimônia realizada no dia 17/04, na igreja Santo Antônio, foi captada minunciosamente pelo fotógrafo. “O Emerson conseguiu transmitir nosso sentimento, emoção, alegria e nossa história. Todo nosso amor e cumplicidade, principalmente a vitória por tudo que passamos no ano passado. Chorei emocionada quando vi a fotografia”, relata Betânia. O registro rendeu ao profissional o prêmio Badass Photographers Awards, comunidade de fotógrafos de casamento.
Casal Betânia Seganfredo e Wagner Soares Dias. Foto: Emerson Ribeiro
Sobre o profissional
Natural de Caxias do Sul, mas residindo em Bento Gonçalves há 40 anos, Emerson Ribeiro conta que começou a fotografar por hobby. Mas foi em 2010 que o profissional decidiu investir na carreira e se dedicar exclusivamente à fotografia. Hoje, aos 48 anos, se tornou referência em fotografias de casamentos, aniversários e formaturas. “Sou apaixonado por fotografar casamentos, mas nunca deixo de atender empresas e outros segmentos”, comenta.
As premiações deste ano o levaram ao topo da lista de fotógrafos mais conceituados do mundo da WPE Awards. Emerson assume hoje a 7ª posição na lista – único bento-gonçalvense participando. Neste ano, outras fotografias suas estão concorrendo pela mesma associação.
Foto: Arquivo Pessoal
“Na fotografia estamos sempre à procura da melhor imagem, de captar emoções que retratem exatamente o momento. Receber um prêmio em uma foto é sempre gratificante, pois você percebe o quanto você está crescendo na sua área, e que você sempre pode melhorar”, declara.
Participando de outras associações, como a Fearless Photographers e o My Weeding Photographers, mais premiações deverão vir ao longo dos próximos anos. “Meu segredo é nunca desistir, correr atrás. Fazer tudo com muito amor e carinho. O resultado pode demorar, mas sempre vem… para mim a fotografia hoje é minha vida, profissão que escolhi e amo de coração, me dedico ao máximo e procuro fazer sempre o meu melhor todos os dias”, finaliza.