FSG adere ao Pacto Nacional Universitário de Educação em Direitos Humanos
A FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha assinou o termo de adesão ao Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade e da Cultura de Paz e Direitos Humanos. A iniciativa é uma ação conjunta entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça e Cidadania, juntamente com instituições de ensino superior de todo o país. O principal objetivo do Pacto é superar a violência, o preconceito e a discriminação, além de impulsionar atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos.
A primeira ação por parte da FSG será montar um Comitê Gestor, responsável pelo monitoramento do Pacto junto à instituição de ensino. Uma das atribuições do Centro Universitário é realizar atividades em um ou mais eixos de atuação e linhas prioritárias definidas pelo acordo.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FSG, Karen Menger da Silva Guerreiro, considera que a adesão da instituição ao Pacto reforça seu papel de referência e importância perante a comunidade onde está inserida, contribuindo sempre na promoção dos direitos humanos. “Desde a sua fundação, a FSG atua de maneira amplamente comprometida com a sua responsabilidade social na comunidade, prova disso são os inúmeros projetos e programas de extensão que ela promove, para além das atividades já desenvolvidas no ensino. A adesão ao Pacto Nacional reitera esse papel e incentiva a ampliação dessas ações no centro universitário”, afirma.
Foto: Marco Zeminhani