FUCS afirma que Zoo da UCS não será fechado

Por meio de comunicado, a entidade afirmou que, junto de diversos órgãos, tem buscado recursos para manter as atividade do espaço, inaugurado em 1997, no campus da UCS de Caxias do Sul

Foto: Redes sociais

A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), em nota encaminhada à comunidade, afirma que o Jardim Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (Zoo UCS) não será fechado, diferente do que foi divulgado na quarta-feira, 20/12.

Segundo a FUCS, “o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul não deliberou sobre o fechamento da área de preservação ambiental chamada Jardim Zoológico.”

Na nota, a entidade destaca que este é o primeiro Zoo da Serra Gaúcha, inaugurado em 1997. “Desde então, atua intensamente na conservação de espécies ameaçadas e recolhimentos de animais silvestres em situação de vulnerabilidade pela PATRAN, SEMAS Municipais e Bombeiros.”

A FUCS afirma que, juntamente com CIC Caxias do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul, Governo do Estado e Ministério Público vem desenvolvendo um trabalho para angariar fundos, inclusive por doações, emendas parlamentares (políticos) e multas ambientais revertidas para o Zoo, por Termos de Ajustamento de Conduta.

“Para o Conselho Diretor da FUCS o Zoo é um dos mais importantes instrumentos na área da saúde animal. Além dos Conselheiros e do público interno da FUCS, muitos participantes da comunidade têm se dedicado à manutenção desses serviços, que estão relacionados ao Instituto Hospitalar Veterinário (“IHVET”), cadastrado como Centro de Atendimento Emergencial de Animais Silvestres (“CAE”) na SEMA-RS. Juntos, o Jardim Zoológico e o IHVET formam uma estrutura completa de acolhimento”, diz.

Conforme a entidade, um projeto de angariação de fundos para investimentos e revitalização do Zoo está em andamento. “O Projeto de ‘Conservação da Fauna do Bioma Mata Atlântica na Ecorregião da Serra Gaúcha’, de coordenação do Prof. Dr. Leandro do Monte Ribas, Diretor do IHVET, foi aprovado pelo Ministério Público Estadual e conta com o apoio da Dra. Janaína de Carli. A manutenção do Zoo é uma premissa institucional da FUCS”, afirma.

Ao final do comunicado, a FUCS afirma que o Jardim Zoológico não será fechado, e que haverá empenho na missão ambiental “ao lado dos esforços da comunidade”, finaliza.

O Zoo está fechado para visitação pública desde 2020. Cerca de 90 animais, de 40 espécies diferentes, estão no local. O custo mensal do espaço é de R$ 60 mil.