Fumaça das queimadas chega à região Sul

Segundo a Metsul Meteorolgia, as imagens de satélite da manhã desta sexta-feira (11/09) mostravam um denso corredor de fumaça pelo interior do continente, a Leste do Estados, avançando da região da Amazônia até o Rio Grande do Sul. O corredor de fumaça tem origem em queimadas na região amazônica e no caminho até o território gaúcho é reforçado pelas emissões das queimadas que ocorrem no Pantanal e ainda na Bolívia, Paraguai e Norte da Argentina que experimentaram um salto no número de focos de calor nas últimas horas.


 


 

O Rio Grande do Sul está sob a influência de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, que se origina na Bolívia, e está trazendo muita fumaça da região amazônica, do Pantanal e dos países vizinhos. Na quinta-feira (10/09), no Oeste e no Norte do Estado, sob influência destas correntes de vento em altitude, era possível verificar a presença da fumaça na atmosfera.

Fim de tarde na quinta-feira (10/09) em São Borja (Alberi Dias)


 

Entardecer da quinta-feira (10/09) em Passo Fundo (Manoel Vieira)


 

A Metsul enfatiza que a fumaça está avançando primariamente em altitude e não perto da superfície e que, por isso, os índices de qualidade do ar não sofrem uma deterioração. Ela é perceptível pela alteração da coloração do céu, especialmente nos horários do amanhecer e do fim da tarde. As queimadas estão devastando o Pantanal com mais de 12% do bioma já consumido pelas chamas e estão acima da média histórica em estados como o Amazonas.