Funcionários da saúde paralisam serviços
Conforme anunciado nesta terça-feira, dia 17, os funcionários terceirizados pela Fundação Araucária paralisaram os serviços na manhã desta quarta, dia 18. Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde (Sindisaúde) de Caxias do Sul, Danilo Teixeira, cerca de 90% dos funcionários do turno da manhã cruzaram os braços. Alguns deles participaram de uma mobilização em frente à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), reivindicando a totalidade dos salários – apenas 30% da remuneração de outubro foi paga até então.
O secretário municipal de Finanças, Marcos Fracalossi, afirma que o atraso se deve à falta de repasses dos governos estadual e federal, mas que uma segunda parcela deve ser paga ainda nesta quarta-feira. Os sindicalistas esperam reunir-se para debater o tema com o prefeito Guilherme Pasin também nesta quarta e afirmam que permanecerão em greve até receberem o pagamento integral. “Ao contrário dos terceirizados, os servidores concursados foram pagos em dia. Não conseguimos assimilar o propósito disso”, afirma Teixeira.
Em nota divulgada na manhã desta quarta, a secretaria municipal de Saúde (SMS) informa que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégia da Saúde da Família (ESFs) estão abertas normalmente para acolhimento do público e atendimento das situações de urgência e emergência. Os atendimentos eletivos, ou seja, agendados, e que não são considerados de urgência e emergência, poderão ser remarcados, incluindo exames e consultas especializadas. A SMS acrescenta que dispõe de médicos e profissionais contratados, que estarão atendendo à população nas unidades mais procuradas, e que há um plano de contingência para garantir um mínimo de funcionários em todas as unidades, assim como na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.