Furtos em parada de ônibus preocupam usuários

Usuários do transporte coletivo urbano de Bento Gonçalves têm relatado uma preocupação frequente com furtos ocorridos em paradas de ônibus, especialmente em uma das maiores da cidade, que fica na rua Júlio de Castilhos, no centro – onde antigamente funcionava o terminal. Os casos não são novidade, mas se tornaram mais frequentes desde que a parada que ficava próximo à igreja Santo Antônio foi desativada em razão da maior concentração de pessoas. 

A média estimada é de pelo menos um assalto por dia, segundo estatísticas não oficiais feitas pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). De acordo com a delegada Maria Isabel Zerman Machado, que responde interinamente pela DPPA, uma das dificuldades em se ter dados exatos são as diferentes categorias de ocorrências registradas, que variam conforme a descrição dada pela vítima – em alguns casos o registro é feito como furto simples, em outro como furto punga (quando o ladrão furta após um esbarrão proposital), furto de documento ou de telefone, por exemplo. “É possível perceber um maior volume de ocorrências em horários de mais movimento, como no intervalo do almoço e, especialmente, no final da tarde”, comenta a delegada. 

A aposentada Ana Rita Signor Dias, de 60 anos, foi uma das vítimas dos assaltos frequentes no local, em novembro do ano passado. Ela teve a carteira furtada de dentro da bolsa, com uma pequena quantia em dinheiro – por sorte, o salário estava escondido em um dos bolsos e não foi levado. “Sempre que posso, caminho um pouco e pego o ônibus no terminal da praça Centenário para evitar o tumulto, mas naquele dia estava atrasada”, lembra. Por sorte, ela conseguiu recuperar os documentos, já que alguém encontrou a carteira abandonada em uma rua também da área central e entrou em contato para realizar a devolução. 

Policiamento intensificado

O comandante da Brigada Militar, major Álvaro Martinelli, diz que o registro posterior das ocorrências – geralmente as pessoas só se dão conta do furto mais tarde – faz com que poucas denúncias cheguem em tempo real através do telefone 190. Mesmo assim, a BM iniciou nesta semana uma  intensificação no policiamento na área central, sobretudo em horários de pico, na tentativa de coibir novos casos desse tipo.

Sem mudanças por enquanto

Embora muitos usuários do transporte coletivo e motoristas que transitam pelas ruas centrais nos horários de pico reclamem da fila formada pelos ônibus (que às vezes chega a ocupar a quadra anterior à da parada da Júlio de Castilhos), para o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, houve melhora no trânsito e no fluxo de veículos após a unificação das duas paradas. “Existem estudos para paradas alternativas, mas em longo prazo”, acrescenta. Sobre a ocorrência de furtos, o secretário diz que a pasta não tem recebido tais reclamações, mas se compromete em averiguar e acionar a secretaria de Segurança caso demonstre ser necessário.  

Prevenção é essencial

A delegada Maria Isabel Zerman Machado comenta que em muitos dos casos seria possível evitar o prejuízo com atenção redobrada aos pertences, especialmente na hora de entrar no ônibus. Distrações como atender ligações, mexer no celular ou usar fones de ouvido podem despertar a atenção de pessoas mal-intencionadas. Confira algumas dicas: 

• Deixe o dinheiro da passagem separado, para não precisar abrir a bolsa, a mochila ou a carteira em público.
• Evite conversar com estranhos.
• Coloque a bolsa ou mochila na parte de frente do corpo (nunca de lado ou pendurada nas costas).
• Não guarde celular, carteira, dinheiro e objetos de valor nos bolsos traseiros, que podem ser facilmente abertos sem que você perceba.

Se for vítima, registre

Se mesmo com esses cuidados a pessoa for vítima de furto, a orientação é que procure a delegacia para registro de ocorrência. Isso ajuda os órgãos de segurança a criarem ações para coibir novos casos. O Boletim de Ocorrência (B.O.) pode ser feito pessoalmente, na DPPA (rua 13 de Maio, 222, no Centro) ou via internet, no site da Delegacia On-line (www.delegaciaonline.rs.gov.br).