Futebol, um bom negócio para Bento

Bento Gonçalves outra vez iniciará um novo ano inserida no noticiário esportivo do Estado e do País. O Grêmio confirmou pré-temporada na cidade entre os dias 10 e 22, enquanto o Inter B virá no dia 6 e ficará até o dia 12. São poucos dias, mas o suficiente para endossar know-how à cidade e garantir uma singular mídia espontânea.

A secretaria de Turismo não tem um estudo de retorno de mídia dos principais eventos realizados no município, mas acredita que as pré-temporadas de Grêmio ou Inter geram mídia espontânea como nenhum outro. Além das equipes, vêm à cidade jornalistas que abastecem diariamente os principais veículos de comunicação do País, com o nome do município inserido em quase todas as reportagens. Muitas vezes, o palco da estadia momentânea dos times acaba sendo a pauta principal.

Tudo isso sem custo para o município. A pré-temporada do Grêmio será integralmente bancada por eventos e patrocinadores viabilizados pelo consulado local. Já os custos da estadia do Inter B serão financiados pelo próprio clube. A prefeitura entra somente com suporte para logística, como transporte e segurança. O time principal do colorado também chegou a cogitar a possibilidade de estender preparação em Bento, assim como fez nesse ano. Porém, nesta semana anunciou que passará uma semana em Gramado e depois complementará a preparação em Porto Alegre.

Além de colocar a cidade no cenário nacional da imprensa esportiva, as vindas do Grêmio e do time B do Inter, que disputará as primeiras rodadas do Gauchão, também amenizarão a baixa temporada de turismo no município, já que trata-se de um período onde as praias são os destinos preferenciais. “Com os times, vêm torcedores de outras cidades, que ficam nos hotéis de Bento e também movimentam a economia local. O futebol virou um grande negócio, a presença de Grêmio ou Inter tem proporções muito grandes para Bento”, frisa o secretário municipal de Turismo, Gilberto Durante.

O legado que as pré-temporadas da dupla deixam para a cidade também inclui um aditivo importante de know-how para preparação de grandes equipes esportivas, o que ajudou o município a ser inserido no catálogo oficial de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Fifa para a Copa do Mundo 2014 e, por consequência, chamou a atenção de seleções como Rússia, Colômbia e Costa Rica, que chegaram colocar Bento entre as opções preferências para aclimatação antes da Copa, mas acabaram mudando a estratégia em função dos locais dos jogos na primeira fase. “Demonstra que a cidade tem know-how, estrutura, equipamentos adequados para receber grandes eventos esportivos. Como essas informações já constavam no material que entregamos às seleções, a vinda do Grêmio em 2014 serve para ratificar tudo isso”, complementa Durante.

Sejam gremistas ou colorados, portanto, os bento-gonçalvenses têm motivos de sobra para serem bons anfitriões aos times e à caravana de jornalistas e turistas que ambos trazem na carona. Dentro das quatro linhas pode haver preferência clubística, mas direta ou indiretamente, todos têm a ganhar com a presença de um ou outro.

Histórico

O Grêmio fará pré-temporada em Bento pela 8ª vez. A primeira foi em 2005. De lá para cá, o tricolor só não veio à cidade nos anos de 2011 e 2013. O Inter, por sua vez, passou por Bento em nove oportunidades desde 2003. Neste ano, a equipe iniciou os treinos em Gramado e finalizou em Bento. Além disso, ficou três dias no município em concentração à última partida do Brasileirão, em Caxias do Sul, contra a Ponte Preta.

Agende-se

Grêmio – Ficará em Bento entre os dias 10 e 22 de janeiro;

Inter B – Treinará na cidade entre os dias 6 e 12 de janeiro.

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.