Futuro cultural será definido na próxima semana

Está programado para os dias 24 e 25 de junho o Fórum Setorial de Cultura de Bento Gonçalves. Sediado na Fundação Casa das Artes, o evento pretende unir comunidade e artistas, informado-os sobre como preparar ações da classe para os próximos dez anos. 

O encontro consiste em promover debates sobre as mais diferentes manifestações artísticas. Entre elas: artes cênicas, dança, audiovisual, música, artes plásticas, artesanato, literatura, patromônio histórico artístico e cultural, folclore e empresas especializadas nestes segmentos.

Aberto ao público, o evento promoverá discussões que posteriormente serão documentadas em uma carta aberta, encaminada à Conferência Nacional de Cultura, no dia 9 de julho. 

De acordo com o secretário de Cultura, Jovino Nolasco de Souza, a participação da comunidade é imprescindível para o futuro cultural de Bento. “Quanto mais pessoas participarem, mais chances de elegermos representantes do município no cenário cultural federal. A cada 200 pessoas presentes, elege-se um delegado. Isso permitirá que os interesses locais sejam defendidos e mais recursos financeiros sejam destinados aos nossos artistas”, explica.

Inscrições e credenciamento podem ser feitos pelo e-mail culturabento@gmail.com ou pelo telefone 3454 5211, até às 17h.

 
Programe-se

Segunda-feira, dia 24, às 19h

Fórum aberto aos artistas relacionados aos segmentos: artes cênicas (circo, marionete, teatro, mímica, mágica, fantoches e bonecos, ópera e congêneres); dança; audiovisual, áudio e materiais derivados (cinema, TV, rádio, CD, vinil, MD, imagens e fotos narradas, documentários, curtas, longas e outros); música.

Terça-feira, dia 26, às 19h

Artes Visuais ou Plásticas e Artesanato (fotografia, pintura, gravura, escultura, mosaico, cerâmica, artes de intervenção urbana, vidro, grafite, artes gráficas, desenho e afins); literatura e leitura (livros, gibis, periódicos, revistas, informativo de caráter cultural, pesquisa e derivados); patrimônio histórico artístico e cultural (bens materiais e imateriais), conservação, restauração, formação, organização, manutenção e ampliação de coleções, documentos, fotografias, acervos em geral e equipamentos de museus, bibliotecas e arquivos, restauração de obras de arte, manumentos e bens móveis e imóveis de reconhecido valor cultural; folclore, culturas populares, tradicionais e etnias (afro-brasileira, polonesa, italiana, alemã e outras); empresas, produtores, empreendedores, agentes e trabalhadores da cultura.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.