Garibaldi adere ao projeto Balada Segura

Garibaldi é o mais novo integrante do projeto Balada Segura. O convênio com o Detran RS foi oficializado nesta semana, com a publicação no Diário Oficial do Rio Grande do Sul. O município é o 34º do Estado a implantar o programa.
A Balada Segura se caracteriza pelas blitze focadas no consumo de álcool por motoristas. O diferencial é que todos os abordados devem passar pelo teste do etilômetro, a exemplo das operações lei seca. A abordagem cidadã e o desenvolvimento de ações educativas também são marcas do programa.
Nos próximos dias, os agentes de trânsito municipais passam por treinamentos com servidores do Detran RS, tratando de tópicos da legislação relacionada a álcool e direção, técnicas de abordagem e manuseio do etilômetro, entre outros. Também serão entregues os materiais e equipamentos para a realização das blitze – tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros.

Resultados
O programa, que completou sete anos em fevereiro, vem gerando resultados nos municípios nos quais atua. A proporção de motoristas flagrados alcoolizados nas blitze caiu 40% no período, passando de 12% do total de abordados em 2011 para 7% em 2017. Em Porto Alegre, onde a Balada Segura está há mais tempo e atua mais fortemente em blitze diárias (às vezes simultâneas), a redução da acidentalidade em relação a 2010 foi de 35,6% nos acidentes com mortes, 40% nos acidentes com lesão e 72% nos acidentes com danos materiais.