Garibaldi: muito mais que espumantes!
O turista que chega a Garibaldi escolhe o destino, especialmente, por um motivo: experimentar o líquido borbulhante mais famoso do Brasil. A Capital Brasileira do Espumante é reduto dos melhores produtos em solo nacional e vem conquistando reconhecimento mundo afora em renomados concursos internacionais. Mas mais do que apresentar seus premiados espumantes, Garibaldi quer que o turista permaneça por mais tempo na cidade e conheça suas outras riquezas. E não são poucas: a vizinha de Bento tem se destacado pela inovação, criatividade e por proporcionar experiências marcantes aos visitantes.
Em outubro, quando realiza mais uma edição da Fenachamp – Festa do Espumante Brasileiro, a cidade distribuirá guias com sugestões de passeios para um dia inteiro ou para um final de semana na cidade. São dicas de roteiros pelas rotas de compras, pela Via Orgânica, pela Estrada do Sabor, além de opções de restaurantes e hotéis. Antes disso, a prefeitura trouxe agentes de viagens, jornalistas e influenciadores digitais para conhecer e, posteriormente, divulgar e vender Garibaldi, através de pacotes, reportagens e posts.
O SERRANOSSA esteve na comitiva que foi descobrir a cidade. E tem forma melhor de conhecer a terra do espumante do que a bordo de um veículo chamado Tim-Tim? Um caminhão GMC ano 1944, da 2ª Guerra Mundial, foi totalmente adaptado para o transporte de turistas. O Tim-Tim percorre todo o Centro Histórico possibilitando ao visitante conhecer e observar os detalhes sobre a história, a cultura e a arquitetura do município. Os passeios, que custam R$ 10, são agendados pela secretaria de Turismo e Cultura e um guia acompanha todo o percurso, explicando, com carinho e irreverência, as histórias do passado. Aos sábados, o passeio é fixo e ocorre sempre às 11h, com saída da avenida Independência, próximo à Cooperativa Vinícola Garibaldi.
Na Rota de Compras, entre dezenas de sugestões uma chama a atenção: uma pequena loja, que leva o nome de Devorata, convida os turistas a provarem trufas artesanais. Delicados e incrivelmente saborosos, os doces se apresentam em 12 opções de sabores, inclusive um de espumante. As trufas, que têm a receita guardada na mesma família há mais de 30 anos, são uma boa “lembrancinha” levada pelos turistas.
E você sabia que a maior taça de espumantes do mundo está em Garibaldi? Fabricada pela empresa Madelustre, ela é outra atração turística na cidade. Aliás, não é só o objeto que está no livro dos recordes por ter 2m19cm de altura e pesar 33 quilos – nela cabe o equivalente a 134 garrafas de espumante. Na visitação à fábrica, é possível acompanhar o espetáculo da transformação do vidro em lustres e objetos de decoração. Chamado de “Magia da Luz”, o passeio custa R$ 20 e ocorre de terça-feira a sábado, das 10h às 16h.
Outros encantadores, saborosos e, claro, borbulhantes motivos para conhecer Garibaldi você acompanha nas próximas edições do SERRANOSSA. Tim-tim!
SÉRIE ESPECIAL
14 de julho – Garibaldi: muito mais que espumantes
21 de julho – Garibaldi: para dormir e comer bem
28 de julho – Garibaldi: borbulhas de sucesso
*A repórter e colunista do SERRANOSSA, Raquel Konrad, que também assina o blog “Na Carona da Quel”, foi uma das convidadas do FamTour, ação da secretaria de Turismo de Garibaldi e da Fenachamp para promover a festa e a cidade.