Garibaldi: para dormir e comer bem
Proporcionar experiências marcantes é objetivo de qualquer cidade turística. Na Capital Brasileira do Espumante, quem vem ganhando destaque é a gastronomia. Cada dia mais, Garibaldi tem oferecido novas opções em restaurantes, especialmente que seguem a linha slow food, movimento que, além de servir comida de qualidade e de procedência, busca resgatar a essência e o prazer de saborear a alimentação com calma e tranquilidade.
Entre os destaques da cidade estão restaurantes como Valle Rústico, Primo Camilo, Dona Carolina, Tabacaria Benvenutto e ReR Divino. Uma das casas mais tradicionais é a Osteria Della Colombina, que está localizada na Rota Turística Estrada do Sabor e que, em 2017, comemora 15 anos. Comandado pela cozinheira Odete Lazzari, o espaço oferece comida caseira, como sopa de capeletti e galinha com molho, em um espaço único no porão da casa da família, onde ainda é mantido o chão batido. Além disso, a casa conta com visitação à propriedade, tendo acesso ao jardim, hortas, pomares e parreirais, além de um armazém, com exposição de objetos antigos, como utensílios domésticos e agrícolas, peças religiosas e fotografias. Outra iniciativa da Osteria é a “Oficina Mãos na Massa”, momento em que o cliente aprende a confeccionar sua “Colombina”, pombinha feita de massa de pão.
LINHA SLOW FOOD
Outro estabelecimento que segue a linha Slow Food e orgânica é o Sítio Crescer, onde também é possível viver uma experiência gastronômica reconfortante. Localizado a menos de 5km do centro de Garibaldi, o espaço prepara refeições caseiras, com temperos, hortaliças e frutas orgânicas cultivadas na casa. Mais do que comidinha gostosa e sustentável, o Sítio Crescer também é hostel, com amplos quartos para hospedagem compartilhada e valores acessíveis. O lindo espaço em meio à natureza também possui trilhas ecológicas e “sitiotur” para educação ambiental.
Para quem busca um jantar mais contemporâneo e harmonizado, um dos mais tradicionais é o Restaurante Hostaria Casacurta. A casa mistura a sofisticação da culinária francesa com a tradição da culinária italiana, sem deixar de lado o melhor do estilo da Serra Gaúcha, harmonizando cada prato com vinhos e espumantes locais. Além de restaurante, o Casacurta é um dos hotéis mais sofisticados de Garibaldi, com mais de 30 acomodações, com estilo provençal.
Alguma dúvida de que Garibaldi oferece muita comida boa para harmonizar com seus famosos espumantes?