Garibaldi tem caso confirmado de zika vírus

Com confirmação na última semana, Garibaldi foi a primeira cidade da região a ter um caso de portador de zika vírus. Conforme a secretária de Saúde do município, Simone Agostini, o paciente é um homem de 52 anos, morador do bairro Ferroviário, picado pelo mosquito transmissor da doença no Estado do Mato Grosso. “Ele ficou dois dias hospitalizado, quando coletamos material para o exame. Agora, ele já voltou a trabalhar e retomou sua rotina”, tranquiliza a secretária.

Além do zika, casos de moradores com dengue – dois já confirmados – foram adquiridos fora do Estado (veja o total da região abaixo). As residências das pessoas picadas pelo mosquito são pulverizadas, para evitar que outros insetos as piquem e se tornem transmissores do vírus. Garibaldi é uma das cidades consideradas infestadas pelo Aedes Aegypti na Serra, assim como Bento Gonçalves, Farroupilha, Veranópolis e Caxias do Sul. 

De acordo com Simone, no Rio Grande do Sul, 70% dos focos são detectados em residências. “As pessoas precisam se dedicar toda a semana, apenas 15 minutos. Nós e a água não podemos ficar parados”, acrescenta. 

Sábado de mutirão

Neste sábado, dia 2, mais de mil voluntários estarão engajados no extermínio do Aedes Aegypti em Garibaldi e Carlos Barbosa, no 1º Mutirão Regional de Combate ao mosquito. Os participantes visitarão residências, distribuirão fôlderes educativos aos moradores e recolherão materiais que podem se tornar depósitos de ovos, como tonéis, garrafas plásticas, caixas d’água, tanques, pneus, brinquedos velhos, piscinas plásticas, vasos de plantas, potes e lonas. 

A atividade acontece das 8h às 13h nos dois municípios. Em Garibaldi, o ponto de encontro dos voluntários será a prefeitura e, em Carlos Barbosa, o Parque das Estação. Eles estarão identificados com coletes da campanha e equipados com luvas e sacos plásticos. Em caso de chuva, a atividade será transferida para o dia 16 de abril. 

Casos na região em 2016

Garibaldi
– Dengue: 10 suspeitos – 2 confirmados, 5 descartados e 3 aguardam laudo
– Chikungunya : 1 suspeito, aguardando laudo
– Zika vírus: 2 suspeitos – 1 confirmado e 1 descartado

Carlos Barbosa
– Dengue: 6 suspeitos – 1 confirmado e 5 descartados
– Zika vírus: 1 suspeito, aguardando laudo

Bento Gonçalves
– Dengue: 19 suspeitos – 4 casos confirmados e 15 descartados ou aguardando laudo
– Zika vírus: 1 suspeito, aguardando laudo

(Foto: Gabriele Baruffi/divulgação)