Garibaldi terá Centro revitalizado em 2015
O turismo em Garibaldi tem ganhado atenção especial por parte da administração pública. Eventos como o Garibaldi Vintage e o Veraneio da Vindima têm tido êxito não só em reunir visitantes de outras cidades e Estados, mas também em proporcionar momentos de descontração e conhecimento sobre a cultura local para moradores da região. Para tornar a área central da cidade ainda mais atrativa, a prefeitura anunciou nos últimos dias de 2014 a revitalização da rua Buarque de Macedo, que, além de sediar muitos eventos, consiste em um dos principais atrativos turísticos locais, por seus prédios históricos.
O anteprojeto já foi apresentado a lideranças municipais e será revelado à comunidade na próxima quinta-feira, dia 22. As mudanças incluem o cabeamento subterrâneo da rede elétrica e telefônica entre a avenida Independência e a rua Dr. Carlos Barbosa; alargamento do passeio público em dois metros do lado direito (no sentido do trânsito), entre a avenida Independência e a rua Júlio de Castilhos; alterações na iluminação e instalação de espaços de convivência ao longo do trecho, incluindo mobiliário urbano e deques.
A expectativa de início das obras é para abril deste ano. Antes de começá-las, porém, o projeto ainda deve ser finalizado e discutido entre a prefeitura e comunidade. Em Bento Gonçalves, a revitalização da Via Del Vino levou cerca de dois anos para ser concluída e gerou intervenções expressivas no fluxo da área central ao longo do período. Grande parte do trabalho realizado em Bento também consistiu na remoção da fiação elétrica aérea, demandando abertura de galerias subterrâneas para a passagem dos novos cabos. O volume e tempo da obra, além da descaracterização de pontos tradicionais do município, como a remoção da La Fontana (chafariz de vinho), causaram manifestações de desagrado em muitos bento-gonçalvenses.
Em Garibaldi, a previsão para conclusão é de um ano. Com o alargamento da calçada, um número ainda não definido de vagas de estacionamento será removido, segundo o secretário municipal de Administração, Micael Carissimi. “Em alguns períodos, haverá o fechamento parcial do trânsito na via, mas isto ocorrerá com planejamento e acompanhamento da secretaria de Mobilidade Urbana. Tudo está sendo pensado para que ocorra com o menor transtorno possível”, acrescenta o secretário.
De acordo com o prefeito Antonio Cettolin, o objetivo é estimular o crescimento econômico e social por meio do aumento do fluxo de turistas, da valorização do comércio e do Centro Histórico, eliminando a poluição visual do local. “A mudança na paisagem será radical e dará vida ao Centro Histórico”, promete.
Reportagem: Priscila Pilletti
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.