Gaúcha é a pessoa mais velha do mundo
A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, nascida em São Francisco de Assis (RS), tornou-se a pessoa mais velha do planeta

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo pela LongeviQuest, grupo de pesquisa especializado em longevidade. Ela assumiu o título após a morte da japonesa Tomiko Itooka, ocorrida em 29 de dezembro de 2024.
Inah é bisneta do general David Canabarro, figura histórica da Revolução Farroupilha. A religiosa afirma ter nascido em 27 de maio de 1908, em São Francisco de Assis (RS), mas uma investigação realizada pela LongeviQuest concluiu que a data oficial seria 8 de junho.

Trajetória de fé e ensino
Inah Canabarro Lucas iniciou sua vida religiosa aos 16 anos no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Em 1929, foi confirmada na Igreja Católica em Montevidéu, no Uruguai. No ano seguinte, em 1930, retornou ao Brasil, onde lecionou português e matemática em escolas do Rio de Janeiro e Santana do Livramento. Atualmente, vive na Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre.
Além de ser a pessoa viva mais velha do mundo, Inah figura como a 20ª pessoa mais longeva já registrada na história, segundo a LongeviQuest. Em 2022, após o falecimento de Antonia da Santa Cruz (116), passou a ser considerada a mais velha do Brasil. No mesmo ano, tornou-se a mais longeva da América Latina com a morte da colombiana Sofia Rojas (114).