• Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Super Apolo
  • Tacchini

Gaúcha é a pessoa mais velha do mundo

  • Vinícola Garibaldi
  • Super Apolo
  • Tacchini

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, nascida em São Francisco de Assis (RS), tornou-se a pessoa mais velha do planeta

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, nascida em São Francisco de Assis (RS), tornou-se a pessoa mais velha do planeta.
Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, é a pessoa viva mais velha do mundo. Foto: LongeviQuest

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, foi reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo pela LongeviQuest, grupo de pesquisa especializado em longevidade. Ela assumiu o título após a morte da japonesa Tomiko Itooka, ocorrida em 29 de dezembro de 2024.

Inah é bisneta do general David Canabarro, figura histórica da Revolução Farroupilha. A religiosa afirma ter nascido em 27 de maio de 1908, em São Francisco de Assis (RS), mas uma investigação realizada pela LongeviQuest concluiu que a data oficial seria 8 de junho.

A gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, nascida em São Francisco de Assis (RS), tornou-se a pessoa mais velha do mundo.
Inah Canabarro Lucas iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos em Santana do Livramento (RS). Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Trajetória de fé e ensino

Inah Canabarro Lucas iniciou sua vida religiosa aos 16 anos no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento (RS). Em 1929, fez os votos e tornou-se freira em Montevidéu, no Uruguai. No ano seguinte, em 1930, retornou ao Brasil, onde lecionou português e matemática em escolas do Rio de Janeiro e Santana do Livramento. Atualmente, vive na Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre.

Além de ser a pessoa viva mais velha do mundo, Inah figura como a 20ª pessoa mais longeva já registrada na história, segundo a LongeviQuest. Em 2022, após o falecimento de Antonia da Santa Cruz (116), passou a ser considerada a mais velha do Brasil. No mesmo ano, tornou-se a mais longeva da América Latina com a morte da colombiana Sofia Rojas (114).

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também