Gaúcha é a primeira mulher piloto de helicópteros na história do Exército Brasileiro
A gaúcha Emily Braz, de 25 anos, natural de Santana do Livramento, torna-se a primeira mulher a pilotar helicópteros no Exército Brasileiro

A 1º Tenente Emily Braz, gaúcha de Santana do Livramento (RS), entrou para a história no último dia 11 de abril ao tornar-se a primeira mulher piloto de helicópteros do Exército Brasileiro. A oficial foi uma das 14 formandos do Curso de Piloto de Aeronaves (CPA) 2024/2025, realizado no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP).
Emily completa 25 anos neste domingo (13) e tem motivos de sobra para celebrar. Além de integrar a primeira turma mista da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ela é agora a primeira mulher a pilotar helicópteros na Aviação do Exército — um feito inédito em 39 anos de existência da especialidade.

“É uma grande honra e também uma responsabilidade enorme ser a primeira piloto da Aviação do Exército e representar o sonho de tantas mulheres que desejam se tornar pilotos”, comentou a 1ª Tenente Emily Braz.

Filha do 2º Tenente do Exército Carlos Braz, Emily descobriu a paixão por voar ainda como aluna da Escola Preparatória de Cadetes e confirmou a vocação durante uma missão aérea em 2020. Desde então, dedicou-se com disciplina para realizar o sonho de tornar-se piloto de helicóptero do Exército.
A formação é uma das mais exigentes da Força: são 63 semanas de curso, 1.400 horas de voo real, além de simuladores e estágios práticos. A preparação cobra equilíbrio emocional, tomada rápida de decisões e liderança — qualidades que Emily Braz demonstrou com excelência. Agora, ela passa a servir na Base de Aviação do Exército, também em Taubaté.
“Celebramos a formação da primeira mulher piloto da Aviação do Exército, sem dúvida um marco, que prova a integração das mulheres em todas as linhas do Exército”, destacou o Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Ao tornar-se a primeira mulher piloto de helicópteros do Exército Brasileiro, a tenente Emily Braz rompe barreiras e inspira o futuro: abre caminho para que outras mulheres conquistem os céus com a farda verde-oliva.