Gaúcho de Sevens: todos contra o Farrapos

Encerrado o Super 10, onde o objetivo era encurtar distâncias para as principais equipes do país, o Farrapos volta-se para o Circuito Gaúcho de Sevens, onde assume outro papel: o de equipe a ser superada. Campeão em 2011 e 2012, clube inicia neste sábado, dia 23, a busca pelo tricampeonato.

Uma das vantagens do Farrapos é a manutenção da base. A grande parte do elenco campeão nas últimas duas temporadas estará em campo a partir deste sábado em busca o tri, o que espessa o favoritismo do time bento-gonçalvense. Além da esquadra entrosada, o histórico do clube no Circuito também intimida. Desde a primeira edição, em 2009, o Farrapos perdeu apenas um jogo, diante do Charrua, na última temporada. Só não foi campeão em 2009 e 2010 porque não disputou todas as etapas. “Por um lado temos esse favoritismo mais aparente, mas precisamos tomar em consideração que todas as equipes têm evoluído e vêm para o Circuito com um bom tempo de preparação. Acredito que será um campeonato muito duro”, prevê o técnico do Farrapos, Carlitos Baldassari.

Além da evolução dos adversários, outro fator enfatizado pelo uruguaio para minimizar o favoritismo e blindar o grupo de jogadores diante de uma possível acomodação é a própria dinâmica da modalidade, onde pequenos desvios de atenção, independente do adversário, podem ser letais. “O favoritismo no Sevens é relativo. São dois tempos de sete minutos, etapas em três finais de semana seguidos e um pequeno erro em um jogo que seja pode tirar pontos importantes na classificação. Temos que ser muito cuidadosos e bem aplicados”, frisa.

O Circuito

O Circuito Gaúcho de Sevens 2013 terá três etapas. A abertura ocorre neste sábado e domingo, dias 23 e 24, em Ivoti. Nos dias 30 e 31 de novembro as partidas serão disputadas em Estrela e a etapa final ocorrerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. Os clubes disputarão o título em três categorias: Adulto, Juvenil e Feminino. No Adulto, com jogos aos sábados, cada uma das etapas terá oito equipes fixas (Farrapos, Brummers, Charrua, Serra, Walkirians, San Diego, Universitário e Centauros) e outras oito convidadas. Os dois primeiros colocados garantem vaga ao Campeonato Brasileiro da modalidade.

No Juvenil e Feminino, cujas partidas serão aos domingos, serão quatro clubes permanentes e quatro convidados por etapa. O Farrapos terá o direito de disputar todas as etapas no Juvenil e deverá participar de pelo menos duas no Feminino. 

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.