GCM detém grupo que levava cabos subterrâneos embora em Bento Gonçalves
O grupo chegou a apresentar um documento de autorização do ato, mas os agentes desconfiaram da veracidade e entraram em contato com o responsável
Na noite de quinta-feira, 5 de dezembro, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Bento Gonçalves deteu quatro homens suspeitos de furtar cabos de cobre pertencentes a uma empresa de telefonia no Centro da cidade.
Após serem acionados pelo Centro de Operações, os agentes se deslocaram até o local indicado e flagraram os indivíduos cortando cabos elétricos em via pública e armazenando-os em um caminhão de frete.
Questionados sobre a atividade, os suspeitos alegaram estar trabalhando para uma empresa terceirizada e obtiveram um documento que autorizava a remoção da rede elétrica. No entanto, os agentes desconfiaram da falsificação do documento devido informações inconsistentes.
Para esclarecer a situação, os agentes entraram em contato com o coordenador da empresa responsável pela manutenção da rede. Foi confirmado que não havia autorização para retirada de cabos naquele endereço e que os indivíduos não faziam parte de nenhuma equipe da empresa.
Diante dos fatos, os homens foram encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O delegado de plantão lavrou o auto de prisão em flagrante contra o líder da quadrilha, que foi identificado como o mandante da ação criminosa. Ele foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves.
A operação resultou na recuperação de aproximadamente quatro toneladas de cabos de cobre. Caso fossem vendidos, poderiam gerar um grande lucro para a quadrilha.
Denúncias à GCM podem ser feitas pelo número de emergência 153.