Geraldo Farina será o Escritor Homenageado da 38ª Feira do Livro de Bento Gonçalves
Autor lançou em 2023 o livro “Caminhos de Pedra: 30 de história”
Na última quarta-feira, 26/07, a prefeitura de Bento Gonçalves e a Comissão Organizadora da 38ª Feira do Livro da cidade divulgaram quem será o escritor homenageado da edição 2023 do evento: o escritor e maestro Geraldo Farina.
Diogo Farina, filho do escritor e maestro, ressalta que representa “a coroação de uma trajetória, a coroação de uma dedicação à literatura, do amor à família e tudo o que esta família pode construir neste município. Significa, nesta época em específico, representa uma coroação de todos este trabalho, desta caminhada”, disse.
Farina destacou que “sinto-me imensamente feliz, honrado, comovido. Tentarei representar muito bem o município de Bento Gonçalves que me acolhe, acolhe a minha família, e aqui a gente realmente construiu a história de nossa família. Muito, muito honrado! Só tenho a agradecer!”.
O diretor do Sesc, Jaques Fachineli, destaca sobre o momento de revelação do Escritor Homenageado. “Principalmente pelo fato estar muito ligado ao tema da Feira do Livro com o escritor escolhido. E consequentemente o aceite do Geraldo Farina fez com que todos ficassem muito felizes. Percebeu-se a honra e a comoção que ele e toda a família receberam [a notícia]. Estão muito felizes pelo momento de ser homenageado e poder, em outubro, trabalhar, viver a Feira do Livro de Bento Gonçalves. Nos auxiliar nesse processo de motivação e estímulo a literatura, a leitura e ao livro”.
O secretário de Cultura, Evandro Soares, enfatiza sobre o legado do Escritor. “O escritor, maestro e professor Geraldo Farina é uma celebridade da cultura de Bento Gonçalves. Ele representa a etnia italiana, o canto coral, a educação, mas, sobretudo, traz consigo o ato de escrever: contar as suas memórias, preservar o nosso patrimônio imaterial através das suas obras lançadas. Tenho certeza que toda a comunidade de Bento Gonçalves tem um carinho enorme por ele porque dentro da sua simplicidade e de sua grande sabedoria conseguiu deixar um importante legado. É uma grande honra tê-lo como Escritor Homenageado”, afirmou.
Para o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) “é uma homenagem ao maestro, ao escritor e também o reconhecimento por essa trajetória incrível que o Farina vem construindo com sua família.”
A secretária de Educação, Adriane Zorzi, representantes da 16ª CRE e a bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto, além dos familiares do homenageado, também participaram do encontro.
A 38ª Feira do Livro ocorre de 04 a 15 de outubro, na Via Del Vino, e é realizada pela prefeitura de Bento Gonçalves, secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.
Sobre Geraldo Farina
Geraldo Farina nasceu Ibiariaias (RS) e é maestro e escritor. Aos dois anos, passa a residir em Nova Prata e com 12 anos ingressou no Seminário dos Padres Capuchinhos em Nova Prata, Ipê e Vila Flores. Regressou a Nova Prata e se casa com Leniz Sostizzo, em 1974. Da união, tem quatro filhos, Marcus, Diogo, Cassiano e Camila.
É pós-graduado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, professor e pesquisador além de realizar diversos cursos de Regência Coral em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Regeu em Bento Gonçalves os corais Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Hospital Tacchini, entre outros.
É autor dos livros “Histórias de Nova Prata”, lançado em 1986; “Memórias do cotidiano”, de 1987; “Reencontro”, de 1989; “Ricordi taliani”, de 1990; “Histórias de Veranopólis”, de 1992; “O vigor da canção popular italiana”, de 2015; “Caminhos de Pedra: 30 de história”, de 2023; “Família Prescendo: Uma história em construção”, no prelo, além de participar de antologias e edições conjuntas.