Cruise e GM se unem à Microsoft para acelerar comercialização de carros autônomos
A General Motors anunciou nesta terça-feira (19/01) que fechou uma parceria com a Microsoft para a companhia de tecnologia auxiliar no processo de comercialização de carros autônomos, que são fabricados pela Cruise, empresa subsidiária da montadora americana. Em comunicado divulgado em seu site, a GM informou que a Microsoft se juntará a um grupo de investidores, que inclui também a japonesa Honda, para um novo investimento de capital de mais de US$ 2 bilhões na Cruise.
No comunicado, a GM afirmou que as empresas vão "reunir sua excelência em engenharia de software e hardware, recursos de computação em nuvem, know-how de fabricação e ecossistema de parceiros para transformar o transporte e criar um mundo mais seguro, limpo e acessível para todos".
Para aproveitar o potencial da computação em nuvem para veículos autônomos, a Cruise vai utilizar o Azure, plataforma de computação em nuvem de ponta da Microsoft, para comercializar suas soluções exclusivas de veículos autônomos em escala. A Microsoft, como fornecedora de nuvem preferencial da Cruise, também aproveitará a profunda experiência no setor industrial da Cruise para aprimorar a inovação de produto com foco no cliente, com o objetivo de atender empresas de transporte em todo o mundo por meio do investimento contínuo no Azure.
Em contrapartida, a montadora vai auxiliar a Microsoft em suas iniciativas de digitalização e otimização das cadeias de suprimento digitais. "A Microsoft é uma grande adição à equipe em direção a um futuro de zero acidente, zero emissões de poluentes e zero congestionamento", declarou o CEO da GM, Mary Barra, na nota divulgada pela empresa.