Governador mantém bandeira vermelha para a região da Serra

O governador Eduardo Leite anunciou atualizações sobre o modelo de distanciamento controlado durante transmissão ao vivo nesta terça-feira, 16/06. Os últimos dados apresentados no sábado, 13/06, colocaram 4 regiões na classificação da bandeira vermelha, o que representa risco alto para a pandemia do novo Coronavírus. Entre essas regiões, estavam Santa Maria, Uruguaiana, Santo Ângelo e Caxias do Sul. Entretanto, após contestação dos prefeitos das cidades atingidas pelas medidas mais restritivas, o governador reavaliou os dados junto ao Comitê de Crise do Estado.

Dessa forma, as regiões de Santa Maria e Santo Ângelo voltam à bandeira laranja nesta semana. Segundo o governador, Santa Maria teve a inserção de 7 novos leitos na última semana, que não haviam sido contabilizados pelo distanciamento controlado. O dado fez com que um dos indicadores que estava em cor preta, sobre a disponibilidade de leitos, tivesse redução e permitisse a volta para a bandeira mais branda.  Já Santo Ângelo contestou o número de hospitalizações e apresentou uma estabilidade de internações, apontando, segundo o governador, uma estabilização no número de casos. 

Já as regiões de Uruguaiana e de Caxias do Sul seguirão na bandeira vermelha. De acordo com o governador, as novas informações apresentadas pelos prefeitos dessas regiões não foram suficientes para baixar os indicadores. Na região de Caxias do Sul (que abrange todos os 49 municípios da Serra Gaúcha), Leite comentou sobre o aumento de 174% no número de internações, passando de 23 para 63 na última semana. O governador também ressaltou a alta projeção de óbitos: segundo ele, a estimativa aponta a ocorrência de 18 óbitos na região em função da COVID-19 nos próximos 14 dias.

“De fato há uma tendência de aumento de casos na Serra Gaúcha. Não houve dados suficientes que pudessem alterar essa classificação de risco. Há aumento de casos confirmados e, portanto, a região se mantém na bandeira vermelha”.

Mudança nas datas de atualização

De acordo com o governador, a partir da semana que vem os dados de cada região serão consolidados ainda na quinta-feira e divulgados na sexta-feira. "Isso dará a oportunidade que os prefeitos contestem a classificação até segunda-feira, quando será feita uma nova análise, com base nos novos dados apresentados. Assim, a atualização do modelo passará a valer sempre nas terças-feiras", explica Leite. 

Para saber quais as restrições impostas pela bandeira vermelha conforme cada setor, acesse: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/

 


Região de Caxias do Sul, que abrange 49 municípios, teve os piores índices entre as regiões com bandeira vermelha nesta semana. (Foto: Reprodução)