Governo americano vai banir estrangeiros que comemoraram morte de Charlie Kirk
Departamento de Estado alertou que poderá adotar medidas contra estrangeiros que exaltaram o assassinato do americano Charlie Kirk

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (11) que poderá banir estrangeiros que comemoraram o assassinato de Charlie Kirk, morto na quarta-feira (10) durante um evento na Universidade de Utah Valley.
O vice-secretário de Estado, Christopher Landau, publicou uma mensagem oficial na rede X em que condenou manifestações de apoio à violência.
“À luz do horrível assassinato de uma importante figura política ocorrido ontem, quero enfatizar que estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país. Fiquei enojado ao ver alguns nas redes sociais elogiando, racionalizando ou fazendo pouco do ocorrido, e determinei que nossos funcionários consulares tomem as medidas apropriadas. Sintam-se à vontade para me informar sobre esse tipo de comentário feito por estrangeiros, para que o @StateDept possa proteger o povo americano”, escreveu Christopher Landau.
Charlie Kirk, de 31 anos, fundador da organização Turning Point USA e aliado próximo do presidente Donald Trump, foi morto com um tiro no pescoço enquanto debatia e discursava para estudantes. O disparo teria partido do telhado de um prédio do campus, e o autor do crime segue foragido. Kirk deixa a esposa e dois filhos pequenos.
Trump anunciou nesta quinta-feira que concederá a Kirk uma homenagem póstuma com a Medalha Presidencial da Liberdade.
Em uma rápida passagem por publicações de portais brasileiros que noticiaram a morte de Charlie Kirk nas redes sociais, nos deparamos com comentários desprezíveis, como:
- “Menos um.”
- “Bebendo cerveja pra comemorar.”
- “Esse atirador pelo menos fez o serviço bem feito.”
- “Já foi tarde.”
- “Faz arminha que passa.”
- “Bem feito. Se fudeu.”
Veja a postagem de Christopher Landau:
In light of yesterday’s horrific assassination of a leading political figure, I want to underscore that foreigners who glorify violence and hatred are not welcome visitors to our country. I have been disgusted to see some on social media praising, rationalizing, or making light…
— Christopher Landau (@DeputySecState) September 11, 2025