Governo federal assina acordo com Pfizer e Janssen para adquirir 138 milhões de doses de vacina

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou ter assinado contratos com a Pfizer e a Janssen para a compra de 138 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pelas farmacêuticas. Os números e prazos para o recebimento dos imunizantes foram apresentados pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Segundo a pasta, a Pfizer entregará 100 milhões de doses até setembro, enquanto a Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, 38 milhões até novembro.

De acordo com os números apresentados, a primeira remessa de imunizantes da Pfizer, com 1 milhão de doses, será entregue até o final de abril. Já a Janssen fará sua primeira entrega, de 16,9 milhões de doses, até o final de agosto.

O presidente Jair Bolsonaro destacou em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira, 18/03, a atualização do cronograma de vacinação. “Com a compra, o cronograma de vacinação, que já tem mais de 20,1 milhões de doses distribuídas, foi atualizado. O Brasil já tem garantidos mais de 562 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até o fim de 2021. Cada lote de imunizantes será enviado a todas as Unidades da Federação (UFs) de forma proporcional e igualitária.”

Além das vacinas das duas farmacêuticas, o Ministério da Saúde tem contrato para a aquisição dos imunizantes AstraZeneca/Oxford – feita em parceria com a Fiocruz no Brasil -, Coronavac – desenvolvida no país pelo Instituto Butantan -, Sputnik V e Covaxin.

Apesar de constarem nos planos do governo, a Covaxin, a Sputnik V e a Janssen ainda não têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil. 
 

Confira o cronograma de entrega das doses:

Pfizer
•    Até o final de abril: 1 milhão de doses
•    Até o final de maio: 2,5 milhões de doses
•    Até o final de junho: 10 milhões de doses
•    Até o final de julho: 10 milhões de doses
•    Até o final de agosto: 30 milhões de doses
•    Até o final de setembro: 46,5 milhões de doses

Janssen
•    Até o final de agosto: 16,9 milhões de doses
•    Até o final de novembro: 21 milhões de doses