Governo confirma 4º foco de gripe aviária no Rio Grande do Sul

O vírus foi identificado em uma ave silvestre que foi localizada morta na Praia do Mar Grosso, em São José do Norte

Foto: Elisa Ilha

O Governo do Rio Grande do Sul confirmou o quarto foco de gripe aviária no Estado, na sexta-feira, 13/10. O vírus foi identificado em uma ave silvestre que foi localizada morta na Praia do Mar Grosso, em São José do Norte.

A identificação do vírus ocorreu em uma ave silvestre da espécie trinta-réis-real. Serviço Veterinário Oficial atendeu a notificação na terça-feira, 10/10, e a amostra colhida foi enviada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas, unidade referência da Organização Mundial da Saúde Animal.

Além deste, outros três casos foram confirmados em mamíferos aquáticos, nas cidades de Santa Vitória do Palmar, Torres e Rio Grande.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves, mas também pode infectar mamíferos, cães, gatos, outros animais e humanos.

Todas as suspeitas de influenza aviária, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em animais, devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou do WhatsApp (51) 9 8445-2033.