Governo divulga dados sobre fatores que impactam saúde da mulher

A maioria da população do Rio Grande do Sul é formada por mulheres, que chegam a 51,3% do total de habitantes do Estado. São mais de 5,8 milhões, em um cenário que apresenta fatores que impactam na saúde pública, como violência sexual, saúde mental e gravidez na adolescência.

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, 08/03, esses e outros dados foram sistematizados para subsidiar gestores de saúde pública e áreas técnicas e acadêmicas da sociedade civil. Estes indicadores foram publicados em um infográfico, elaborado pela equipe do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria da Saúde (SES).

Conforme os dados, em 2019, o Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado recebeu mais de 3 mil notificações de violência sexual contra mulheres. O sistema prisional tem 2 mil reclusas, e cerca de 80% delas têm filhos. Entre as cerca de 147 mil gestantes, 14,8 mil eram adolescentes.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Vinícola Garibaldi

Na Atenção Básica, foram realizados 558,9 mil atendimentos de saúde mental, 304,4 mil coletas para exames citopatológicos e 318 mil atendimentos na área sexual e reprodutiva. A área de Saúde da Mulher da SES-RS atua em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, que compreende a questão de gênero como condicionante e determinante social de adoecimento e morte das mulheres.


 

Fonte: Governo do Estado do RS

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também