Governo do Estado vai lançar o microcrédito gaúcho

O Governo do Estado lançará ainda em julho o programa RS Microcrédito. O projeto tem o objetivo de liberar empréstimos a partir de R$ 500 até R$ 15 mil para microempreendedores populares e trabalhadores informais. Os recursos serão financiados através do Banrisul, com taxas de juros reduzidas e que variam de acordo com o valor da operação. Agentes de crédito farão a análise dos cadastros, podendo efetuar a liberação de valores inclusive para pessoas com restrições no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e no Serasa.

De acordo com o titular da Secretaria de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Maurício Dziedricki, o programa destina-se a agricultores familiares (Grupo “B” do Pronaf), aos microempreendedores populares e às microempresas gaúchas. As linhas de financiamento oferecidas pelo microcrédito atingem o capital de giro, investimento ou financiamento misto, além da aquisição de máquinas e equipamentos. Pelo Pronaf, é concedido crédito aos agricultores e seus familiares visando aumentar a renda da família e criar empregos no meio rural.

O secretário destaca que a metodologia do RS Microcrédito segue os modelos adotados pelas fontes federais de financiamento, adaptados para a realidade do Rio Grande do Sul. O programa tem por base a forte atuação e presença local do Agente de Crédito e sua capacidade de avaliação do cliente, considerando intenções e potencialidades que resultam nas propostas de crédito. Os agentes serão cadastrados através de convênios com as prefeituras. “Temos que escolher pessoas que conheçam as pequenas empresas e empreendedores da cidade, a fim de garantirmos a aplicação correta dos recursos”, destaca o secretário.

Dziedricki revela que os Agentes de Intermediação (AGIs), responsáveis pelo processo de intermediação financeira, são o Banrisul, o Badesul Desenvolvimento e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com o objetivo de operacionalizar o programa de microcrédito no âmbito do Rio Grande do Sul, o Banrisul vai firmar parceria com instituições de microcrédito (Oscips, cooperativas de crédito singulares e sociedades de crédito ao microempreendedor) conforme os objetivos estratégicos e de acordo com os dispositivos constantes em regulamento próprio do banco.

Marcelo Maciel

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br