Governo exonera mais de 40 militares que cuidavam do Alvorada
A mais alta patente dispensada da função foi o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Marcelo de Oliveira Ramos
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dispensou 43 militares que tinham como função cuidar do Palácio da Alvorada e de outras residências oficiais da Presidência, incluindo também a Granja Torto. Os atos de exoneração foram publicados no Diário Oficial da União desta terça-feira, 17/01.
A mais alta patente dispensada da função foi o coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Marcelo de Oliveira Ramos. A lista tem ainda militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Durante a campanha eleitoral, Lula teve a proteção pessoal realizada por agentes e delegados da Polícia Federal (PF). Depois que foi eleito, preferiu manter a PF executando a função.
Tradicionalmente, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) cuida da segurança do presidente e do vice-presidente da República, além de seus familiares. Até o momento, a proteção ainda estaria sob a responsabilidade de policiais federais.