Governo federal entrega primeiras casas para famílias atingidas pelas enchentes

Com a presença do presidente Lula, 44 famílias atingidas pelas águas foram contemplas no evento realizado na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Governo federal entrega primeiras casas para famílias atingidas pelas enchentes
Foto: Ricardo Giusti

Após três meses desde o início da crise climática no Rio Grande do Sul, as primeiras unidades habitacionais para famílias que perderam suas casas nas enchentes de maio foram entregues nesta sexta-feira, 16/08. Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 44 famílias atingidas pelas águas foram contemplas no evento realizado na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

No total, foram entregues 173 unidades do condomínio Morada da Fé, dos quais 41 são destinados a família atingidas pelas enchentes. Adicionalmente, há 129 famílias atingidas que estão elegíveis para escolha de imóvel pelo programa Compra Assistida, vinculado ao “Minha Casa, Minha Vida” Reconstrução. Destas, três estiveram na Lomba para uma entrega simbólica, visto que as casas ficam em outras localidades.

O Compra Assistida é um programa que possibilita a aquisição, por parte do governo federal, de moradias prontas, novas ou usadas para destinar a um público alvo: neste caso, os atingidos pela enchente.

Ainda foram assinadas duas portarias para a área da habitação. Uma autoriza a construção de dois novos empreendimentos nas cidades de Dom Pedrito e Porto Alegre, com investimento de R$ 58 milhões. Outra destina 1.048 moradias nas cidades de São Leopoldo, Taquara, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre, através do programa Compra Assistida.

No total, foram entregues 173 moradias através do Minha Casa, Minha Vida no condomínio Morada da Fé, na Lomba do Pinheiro, e 129 através do programa Compra Assistida em outras localidades.

Fonte: Correio do Povo