Governo Lula anuncia R$ 430 milhões para ações emergenciais no RS

Os recursos serão destinados às área da agricultura, desenvolvimento social e defesa civil

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autorizou o repasse de R$ 430 milhões para ações emergenciais, frente ao período de estiagem no interior do Rio Grande do Sul. Os recursos serão destinados às área da agricultura, desenvolvimento social e defesa civil.

Diante das demandas de prefeitos, deputados, vereadores e entidades representativas dos trabalhadores de campo, pelo apoio emergencial para enfrentamento do desastre natural, Lula e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secom), Wellington Dias (MDS), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Carlos Fávaro (Agricultura), Jader Filho (Cidades) e Alexandre Padilha (SRI), além do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galipolo, fizeram reunião nesta quarta-feira, 22/02, no Palácio da Alvorada.

Visita

Uma comitiva interministerial desembarca no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 23/02, para conferir de perto os danos causados pela terceira estiagem seguida aos agricultores gaúchos. O grupo conta com os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além de Edgar Pretto, futuro presidente da Conab.

“Já entregamos e discutimos a pauta com os ministros. Agora, nós esperamos resposta. Acredito que eles não venham aqui só pra olhar”, avalia o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Siva.