• Vinícola Garibaldi

GPS Rural: aproximadamente 3 mil famílias já foram cadastradas no sistema

  • Vinícola Garibaldi

A primeira etapa do projeto deve ser concluída nas próximas semanas

Foto: Rodrigo De Marco

Em abril de 2022, iniciou a primeira parte de implantação do GPS Rural (sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma offline bastando apenas cadastrar as propriedades rurais), nas localidades do interior de Bento Gonçalves. Os trabalhos iniciaram pelo distrito de Tuiuty, onde foram cadastradas 1407 propriedades. Em junho, o mapeamento começou a ser feito em Faria Lemos, onde foram cadastradas mais de 800 propriedades. Entre setembro e outubro, os trabalhos foram feitos em São Pedro, que conta com aproximadamente 800 famílias.

No final do último ano, as equipes iniciaram o cadastramento de famílias do Vale dos Vinhedos. Mais de 460 propriedades do distrito já foram cadastradas, e a expectativa é que em até duas semanas essa etapa seja concluída. O projeto é uma realização das secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC). O sistema não vai ter custo para o cidadão.

Nesta quinta-feira, 02/02, o secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, esteve juntamente com o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Mauro Villa, acompanhando o mapeamento das famílias da região. Ao longo dos próximos dias serão cadastradas famílias das Linhas 8 da Graciema e Ceará.

Para o secretário, a implantação do projeto é um marco importante para o interior. “É muito interessante acompanhar esse processo de mapeamento das residências dos nossos distritos. Essa é a primeira etapa desse grandioso projeto que vai trazer mais segurança para as comunidades e famílias do interior de Bento. Ficamos muito felizes em ver esse projeto ganhando forma, e que certamente será um diferencial no atendimento e pedidos de emergência, quando houver”, disse.

Como irá funcionar

Ao solicitar o atendimento, o morador só precisa informar o código para a localização de sua residência. O serviço engloba o 3º Batalhão de Áreas Turísticas (BPAT), através da Patrulha Rural, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Guarda Civil Municipal (GCM), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números. Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitido a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço.