• Vinícola Garibaldi

GPS Rural: inicia trabalho de mapeamento em localidades do interior

  • Posto Ravanello
  • Vinícola Garibaldi

A perspectiva é que sejam mapeadas em torno de 150 famílias por semana, sendo que em três meses, pelo menos 1.600 famílias estarão com o mapeamento concluído

Foto: Rodrigo de Marco

Na segunda-feira, 18/04, teve início a primeira etapa da implantação do GPS Rural (sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma off-line, bastando apenas cadastrar as propriedades rurais), nas localidades do interior de Bento Gonçalves. O processo iniciou nesta semana com o mapeamento das localidades de São Valentim e Tuiuty.

A prefeitura afirma que a iniciativa garantirá celeridade na prestação de socorro, salvamento, e também o atendimento de furto e roubo na área rural. Cada propriedade rural também receberá uma placa de identificação com um código de cadastramento.

Neste primeiro momento estão sendo mapeadas e cadastradas todas as propriedades rurais do Município, bem como as suas respetivas sedes, criando um Ponto Geográfico. O mesmo será feito das vias, estradas (principais e secundárias, que dão acesso às comunidades), assim como os pontos de referência, como escolas, igrejas e comunidades.

A perspectiva é que sejam mapeadas em torno de 150 famílias por semana, sendo que em três meses, pelo menos 1.600 famílias estarão com o mapeamento concluído. Esse processo deve levar em torno de três meses para ser concluído.

Conforme a prefeitura, os profissionais da empresa que realiza o mapeamento estão devidamente identificados e acompanhados com um servidor da subprefeitura.