Greve dos bancos: pelo menos 12 agências param

A greve dos bancários em Bento Gonçalves ganhou força nos últimos dias e, de acordo com representantes da categoria, já envolve pelo menos 12 agências da cidade (veja abaixo). Até esta sexta-feira, dia 27, a adesão à paralisação, que segue a mobilização nacional, pode aumentar. Entre as reivindicações da classe, estão o pedido de 11,93% de aumento salarial, melhores condições de trabalho, fim de metas consideradas abusivas, assédio moral e demissões, mais contratações e prevenção contra assaltos e sequestros.

Nas agências que estão com atividade suspensas, apenas os caixas eletrônicos seguem sendo abastecidos. “Temos que manter, por lei, uma parte do serviço funcionando, mas o atendimento presencial não está ocorrendo nestes locais que aderiram”, explica o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (SEEB/BG), Luiz Carlos Favaretto. Segundo ele, a greve já atinge quase 70% do total de empregados na cidade.

Como alternativa à paralisação, para evitar atraso em pagamento de contas, clientes podem optar por correspondentes bancários, como as agências lotéricas. Outro caminho é a utilização de serviços bancários por meio da internet ou dos próprios caixas eletrônicos. Mesmo assim, há limites para transferências e saques, e a movimentação de valores maiores deverá esperar o retorno do funcionamento das agências.


Quem aderiu

Santander – 2 agências do Centro

Itaú – 2 agências do Centro

Bradesco – 2 agências do Centro (uma delas do serviço Prime) e uma do Botafogo

HSBC – Agência do Centro

Banrisul – Agência do Centro, do Botafogo e da Cidade Alta (adesão parcial)

Caixa – Agência do Botafogo

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.