Grupo de Ações Integradas Preventivas realiza força-tarefa

Na tarde de quinta-feira, dia 6, o Grupo de Ações Integradas Preventivas realizou ação de fiscalização e segurança. O objetivo da força-tarefa é dar uma resposta a demandas que estão interferindo na sensação de segurança da comunidade, de acordo com a prefeitura.

O grupo é formado pela secretaria municipal de Segurança, Departamento Municipal de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil. Além disso, contará com a participação, em determinadas ações, da Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Conselho Tutelar, e de órgãos estaduais e municipais, como as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, mediante convite.

A missão será de intervir nas situações em que o Policiamento Ostensivo Preventivo não consegue efetivamente atender para a resolutividade de problemas específicos. Entre os exemplos, a prefeitura cita ações de perturbação do sossego durante a noite, estabelecimentos comerciais funcionando de forma irregular, comércio ilegal de mercadorias na área central, furtos e arrombamentos em estabelecimentos comerciais e residências, fiscalização de alvarás e ambulantes e situações envolvendo menores em desacordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outras ações.

"Essas medidas são importantes para coibir situações criminais, prevenir e reprimir quando necessário a fim de atender as inúmeras demandas recebidas pelos órgãos de segurança. Sendo assim, as atividades serão direcionadas de acordo com a evolução dos problemas sociais diretamente ligados à segurança pública", ressalta o secretário de Segurança Pública, tenente-coronel José Paulo Marinho.