Grupo de brasileiros deixa Faixa de Gaza

Os brasileiros e seus familiares deixaram o território na manhã deste domingo, 12/11

Foto: Arquivo Pessoal

Após semanas de espera e angustia, os brasileiros e seus familiares que estavam na Faixa de Gaza, deixaram o território na manhã deste domingo, 12/11. O grupo, com 32 pessoas, cruzou a passagem de Rafah e já se encontra no Egito. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.

“O grupo de 32 pessoas já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, oficializou uma postagem do Itamaraty às 5h41 desta madrugada na rede social X (antigo Twitter).

Também conforme o Itamaraty, duas pessoas da lista original de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza. Já em território egípcio, os brasileiros resgatados foram recebidos por uma equipe da embaixada do Brasil no país.

Após cruzar a fronteira, o grupo embarca em um ônibus fretado pelo Governo Federal brasileiro, indo até um aeroporto designado pelo governo do Egito.

O governo federal tem uma operação de acolhimento montada para quando os resgatados chegarem ao Brasil. Em complemento ao apoio que terão de suas famílias, o grupo terá à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação, além de apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.