Grupo L. Formolo orienta sobre procedimentos fúnebres durante propagação do Covid-19

Como forma de prevenção e orientação às famílias que eventualmente venham a ser atendidas pelo Grupo L. Formolo, em cidades da Serra Gaúcha, foram criados protocolos que serão adotados pelas equipes em todos os atendimentos em função da propagação do COVID-19. De acordo com Mateus Formolo, diretor comercial do Grupo L. Formolo, as medidas visam preservar o maior número de pessoas durante esse delicado momento que o Brasil está vivenciando.


 

No caso de vítimas do COVID-19, em atendimento à RDC 33 – Resolução do Ministério da Saúde, datada de 08/07/2011, não será realizado nenhum procedimento de conservação do corpo. Além dessa medida, o corpo da pessoa falecida será transportado em veículo com cabine isolada, preservando o motorista e será encaminhado diretamente para o destino final, ou seja, não será realizado velório e nem cerimonial, seguindo para o crematório ou cemitério.

Ainda com o intuito de manter a segurança da equipe e das famílias envolvidas, nenhum corpo receberá procedimentos invasivos e de conservação, mesmo que a causa mortis não seja pelo COVID-19, tendo em vista que em outros estados a presença do Coronavírus somente foi detectada após o óbito.

Os velórios não poderão exceder 4 horas e as entrevistas para cerimoniais serão realizadas por telefone. Todos os funcionários estão autorizados a usarem máscara de proteção em tempo integral.
Os traslados aéreos serão realizados após consulta às companhias aéreas, pois a RDC 33 desaconselha em caso de epidemias. Dessa forma, traslados aéreos de falecidos pelo COVID-19 somente serão realizados se autorizados por escrito pelas companhias aéreas.

Em atendimento aos decretos municipais, as capelas velatórias funcionarão com todas as janelas abertas, sistema de climatização acionado e estarão identificadas externamente com a lotação permitida conforme listagem abaixo com base no PPCI.
 
a.   Memorial São José (Caxias do Sul):
i.    Capela A: 22 pessoas;
ii.    Capela B: 20 pessoas;
iii.    Capela C: 19 pessoas
iv.    Capela D: 19 pessoas
v.    Capela E: 23 pessoas
vi.    Capela F: 23 pessoas
 
b.   Crematório (Caxias do Sul):
i.    Sala de cerimoniais: 44 pessoas
 
c.    São Francisco (Caxias do Sul):
i.    Sala A: 14 pessoas
ii.    Sala B: 14 pessoas
iii.    Sala C: 11 pessoas
iv.    Sala D: 11 pessoas
 
d.    Cristo Redentor (Caxias do Sul):
i.    Sala 1: 21 pessoas
ii.    Sala 2: 16 pessoas
iii.    Sala 3: 16 pessoas
iv.    Sala 4: 8 pessoas
v.    Sala 5: 8 pessoas
 
e.    Capelas São José Bento Gonçalves:
i.    Sala A: 14 pessoas
ii.    Sala B: 14 pessoas
iii.    Sala C: 9 pessoas
 
f.     Memorial São José Farroupilha:
i.    Capela A: 28 pessoas
ii.    Capela B: 14 pessoas
iii.    Capela C: 21 pessoas
 
g.   Capelas São José de São Marcos:
i.    Sala A: 18 pessoas
ii.    Sala B: 13 pessoas
 
h.   Cemitério Parque Santa Rita (Sana Maria):
i.    Sala A: 27 pessoas
ii.    Sala B: 21 pessoas
iii.    Sala C: 14 pessoas
iv.    Sala D: 12 pessoas
 
Fonte: Grupo Formolo

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também