Grupo Tomasi: uma empresa que cresce com a força das mulheres

Em seus 29 anos de história, o Grupo Tomasi sempre pautou suas decisões e suas condutas em diversos pilares, como a confiança, honestidade, idoneidade, empatia, ética e transparência. Fazer a diferença na sociedade, gerar empregos e oportunizar crescimento profissional aos funcionários sempre esteve entre os propósitos da empresa. 

Mas um fator relevante que faz a Tomasi se destacar ainda mais é poder contar com a força e a sensibilidade do trabalho feminino. Hoje são 66 mulheres que fazem parte do Grupo Tomasi – 35 no escritório e 31 prestando serviços a terceiros – e, de acordo com o diretor-geral da empresa, Sandro Tomasi, são elas que fazem a diferença não só fora, mas dentro do ambiente corporativo. “A visão feminina tem mais cuidado, cautela e precisão de análise. A busca pelo próprio desenvolvimento profissional foi o diferencial que nos chamou a atenção e as tornaram líderes de oito equipes do Grupo Tomasi. Esse espaço foi uma conquista delas”, garante o diretor.

É o caso de Jaqueline Pasqualotto Lamperti, que está na empresa há 5 anos e hoje é coordenadora financeira de todo o Grupo Tomasi. Para ela, fazer parte de um time com maioria feminina é motivo de orgulho e satisfação. “Muitas mulheres possuem jornada dupla, empresa e família, e ainda assim conseguem dar conta de tudo. Somos multifuncionais, o princípio de tudo é ser transparente, dedicada, buscar sempre o conhecimento e adotar um estilo mais participativo e colocar-se como facilitador para a equipe”, descreve. 

Já Júlia Basso, especialista em Recrutamento e Seleção, está há 9 anos no Grupo e hoje coordena a Agência Tomasi. Para ela, ter uma rede de apoio feminino, onde é possível trocar experiências e vivências do dia a dia, faz toda a diferença. “Quando falamos em sororidade, passamos a ter um olhar mais atento às necessidades femininas no ambiente de trabalho. A Tomasi confia no poder das mulheres para a gestão dos negócios da empresa, capacitando e desenvolvendo a cada dia os talentos de cada uma delas. Assim, todas as colaboradoras apoiam umas às outras e se motivam para o crescimento pessoal e profissional”, garante.


 

Uma das primeiras funcionárias da Tomasi, a gerente do Departamento Pessoal, Elaine Rossato, aponta que a igualdade no mercado de trabalho só se torna realidade quando existem iniciativas para reduzir a desigualdade entre homens e mulheres. “Nenhuma profissão ou atividade é exclusiva de um gênero e o papel que uma mulher representa na sociedade é definido por ela. É importante assegurar que existam diretrizes para o empoderamento das mulheres que passem de fato a integrar a cultura institucional da empresa, e isso existe no grupo Tomasi”, comemora.

O gerente de Operações na Administradora de Condomínio, Daniel Busetti, garante que as mulheres possuem maior poder de concentração, executam diversas tarefas ao mesmo tempo e são melhores comunicadoras. “Que elas sigam lutando para que tenham seu reconhecimento e sua equiparação com as tarefas e cargos desempenhados pelos homens, não apenas na questão salarial, mas na sociedade como um todo”.