• Vinícola Garibaldi

Guaíba volta a transbordar em Porto Alegre

  • Vinícola Garibaldi
Guaíba volta a transbordar em Porto Alegre
Imagens: Alexandre Aguiar/Metsul Meteorologia

O Guaíba voltou a transbordar durante a madrugada desta segunda-feira, 3 de junho, no Cais Central da Avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. O transbordamento ocorre apenas três dias depois de o Guaíba ter voltado ao leito no cais.

O nível do Guaíba subiu 40 centímetros somente entre o começo da madrugada e o amanhecer de hoje. Por volta da meia-noite, estava ao redor de 2,70 metros no cais e, ao amanhecer, já estava fora do leito com registro de 3,15 metros.

Segundo a MetSul, a tendência é que o Guaíba se mantenha acima da cota de 3,00 metros, que é a de inundação no cais, durante o dia. Isso porque o vento sul prossegue com o ingresso de ar frio.

Os rios que desembocam no Guaíba não registram aumento de vazão, então a subida se dá exclusivamente por efeito do vento do quadrante sul. Logo, com a mudança de direção e enfraquecimento do vento, a tendência é que as águas recuem novamente.

Nos próximos dias, o Guaíba deve retomar a sua curva de baixa, que será acentuada sob condições de vento muito favoráveis, com o ingresso de ar quente na segunda metade da semana. A chuva de hoje, pela frente fria, não terá grande impacto no nível previsto.

Guaíba volta a transbordar em Porto Alegre