Guarda Municipal: segunda votação é no dia 14

Caso os vereadores mantenham seus votos, a criação de uma Guarda Municipal em Bento Gonçalves deve ser definitivamente aprovada na próxima segunda-feira, dia 14, durante o segundo turno de votações. A matéria está na Câmara desde o início de março e antes de ser submetida à apreciação foi discutida durante audiência pública. Mesmo com manifestações bastante contrárias, especialmente do vereador Neri Mazzochin (DEM), a proposta já foi aprovada em primeira votação nesta semana. O placar foi de oito votos a três. Além do democrata, foram contrários também o peemedebista Élvio Atzler de Lima e o pepista Adelino Cainelli.

Antes do debate entre os vereadores, todos os pareceres dados pelas comissões da Casa foram lidos, o que atrasou bastante a votação. O principal argumento contrário de Mazzochin diz respeito aos custos para implantação da Guarda. Segundo ele, os valores informados pela secretária-geral de Governo e Administração, Eliana Passarin, não condizem com o gasto real. Ele alega que o serviço terceirizado custa R$ 128 mil mensais e a Guarda Municipal custaria R$ 154 mil.

Mazzochin chegou a pedir aos colegas que não aprovassem a matéria. Outro ponto questionado por ele é a ausência de informações referentes a outros custos, como armamentos, uniformes e viaturas. O vereador foi responsável por pedido de vistas feito há 15 dias, quando o projeto entrou pela primeira vez na pauta de votações. Lima, ao justificar seu posicionamento contrário, disse que seria mais vantajoso para o município repassar dinheiro para que o Estado investisse em segurança. Cainelli, que também foi contra a proposta, não se manifestou durante os debates.

O vereador Mário Gabardo (PMDB) que há tempos se mostra favorável à Guarda Municipal foi o que se manifestou por maior espaço de tempo. “É claro que não vai ser a solução para a segurança, mas certamente vai mitigar a crescente violência”, defende. Ele ainda criticou os colegas que falaram mal do projeto, mas que não chegaram a apresentar nenhum tipo de emendas para modificar a proposta original do Executivo. Gabardo e Airton Minúsculi (PT), durante a defesa do projeto, leram notícias publicadas em jornais de cidades onde há Guardas em funcionamento. As manchetes falavam sobre atuações positivas da corporação.

Sugestões

Além de manifestações favoráveis e contra, alguns vereadores chegaram a fazer sugestões à administração. Gilmar Pessutto (PSDB) sugeriu que em um primeiro momento o município colocasse apenas dez guardas em forma de teste e que os resultados fossem avaliados depois de dois anos – a intenção da administração é realizar concurso público para 50 profissionais. Para o presidente da Câmara, Valdecir Rubbo (PDT), uma proposta dessa magnitude não deveria apenas ser apreciada pelos vereadores. “Deveria ser realizado um plebiscito”, acredita.


O que disseram

Airton Minúsculi (PT): “A Guarda não vai resolver tudo, mas todo esforço para ter mais segurança vale a pena”.

Elvio de Lima (PMDB): “É bom ter segurança nas praças e nas escolas, mas melhor seria ter também em outras áreas. A solução seria uma parceria com a Brigada Militar”.

Gilmar Pessutto (PSDB): “Pelo que percebi, a maioria da população é a favor de um serviço a mais para a segurança”.

Mário Gabardo (PMDB): “Não vamos criar a utopia de que a Guarda vai resolver tudo, mas vai reduzir a criminalidade e auxiliar a forças de segurança. Há mais de mil Guardas Municipais no Brasil e que funcionam bem”.

Neilene Lunelli Cristófoli (PT): “Não é um gasto. Uma vida não tem preço”.

Neri Mazzochin (DEM): “A Guarda Municipal vai trazer uma falsa perspectiva de segurança. Segurança é dever do Estado e da Federação. Não vai vir mais dinheiro para Bento. A Guarda será paga com recursos do município”.

Valdecir Rubbo (PDT): “Sou a favor da guarda patrimonial. O investimento na Guarda compensa os reparos que precisam ser feitos com as depredações. Entretanto acho que 50 guardas é pouco, pois serão apenas 17 por turno e há mais pontos para serem vigiados”.

 

Reportagem: Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa