Guilherme Pasin anuncia futuro secretariado

O prefeito eleito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, anunciou na tarde de quarta-feira, dia 19, os nomes que vão compor o secretariado municipal a partir de 2013. Dezesseis secretários formam o primeiro escalão do governo, em uma nominata que traz novidades e velhos conhecidos da política municipal.

Em entrevista coletiva no Hotel Villa Michelon, Pasin garantiu que a seleção dos secretários obedeceu a critérios técnicos, e não apenas políticos. “Analisamos formação acadêmica e currículo profissional também”, disse o prefeito eleito. O aparecimento de nomes de antigos secretários municipais e vereadores entre os escolhidos também foi justificada por Pasin, que utilizou a expressão “renovação controlada” para definir o equilíbrio entre os novos e os antigos nomes da futura administração. “Buscamos manter o conservadorismo que a situação exige”, declarou Pasin. “É uma equipe que tem uma sintonia muito forte”, garante.

Diferente do que se especulava após as eleições, não houve corte de cargos no primeiro escalão do governo. O número de secretarias será o mesmo da gestão Roberto Lunelli. Para Pasin, diminuir o número de secretarias significaria “penalizar o cidadão com a falta de execução de serviços”. O prefeito eleito disse ainda que o impacto financeiro dessa decisão foi levado em consideração na formação do secretariado.

Secretários municipais

Secretário de Governo: César Gabardo, advogado

Secretário de Obras: Valdir Possamai, economista

Secretário de Mobilidade Urbana: Mauro Moro, oficial da Brigada Militar

Secretário de Administração: Roberto Cainelli, economista

Secretário de Turismo: Gilberto Durante, empresário

Secretário de Finanças: Marcos Fracalossi, contador, advogado e professor

Secretário de Meio Ambiente: Luiz Augusto Signor, presidente da Abepan

Secretário de Agricultura: Thompson Benhur Didoné, técnico agrícola

Secretário de Desenvolvimento Econômico: Neri Mazzochin, vereador

Secretário de Juventude Esporte e Lazer: Gustavo Sperotto, educador físico

Secretário de Saúde: Roberto Onório Miele, odontólogo

Secretária de Habitação e Assistência Social: Rosali Faccio Fornazier, professora

Secretária de Educação: Iraci Luchese Vasques, professora pública municipal

Secretário de Cultura: Jovino Nolasco de Souza, comunicador, poeta, escritor e escultor

Procurador-geral do Município: Sidgrei Machado Spassini, advogado

Diretor do Ipurb: João Marcelo Bertani, engenheiro civil

Posse

A posse da nova administração está marcada para o dia 1º de janeiro, às 17h, na Câmara de Vereadores. Depois, às 19h, ocorrerá cerimônia na prefeitura.

Secretários adjuntos

Governo: Diogo Guerra Schenato
Obras: Cláudio Rossatto
Turismo: Fabiane Capellaro
Meio Ambiente: Amarildo Lucatelli
Agricultura: Valdemar Finatto
Saúde: Marlene Demari Webber
Habitação e Assistência Social: Valdemira Bortoloto Schimtz
Procuradoria-geral: Mariana Largura
Ipurb: Luciano Cavallet

Subprefeitos

Vale dos Vinhedos: Volnei Christofoli
São Pedro: Leocir Lerin
Tuiuty: Dirceu Pedrotti
Faria Lemos: indefinido

Informações sobre a crise

No anúncio do secretariado, o prefeito eleito e os secretários preferiram deixar para depois da posse as respostas sobre a atuação cotidiana da administração. Isso porque, segundo o futuro governo, as informações atualizadas acerca da realidade das secretarias são escassas. Guilherme Pasin e os secretários também tiveram reservas em falar a respeito da crise financeira do município.

Segundo Pasin, hoje o processo de transição do governo Roberto Lunelli para a futura administração vem ocorrendo a contento, mas o início foi menos ágil. Sobre a crise, o prefeito eleito afirmou que os números da contabilidade da prefeitura vêm mudando todos os dias e opinou que somente assumindo a administração é que será possível tomar total conhecimento da situação. “Os relatórios mudam a cada dia e no momento não temos condições de agir. Há muita confusão quanto à questão do déficit e das contas a pagar”, avalia.

Segundo o futuro secretário de Finanças, Marcos Fracalossi, o relatório mais recente a que o governo Pasin teve acesso até a data do anúncio do secretariado atestava que a prefeitura deve cerca de R$ 30 milhões a fornecedores e prestadores de serviços. Mesmo assim, a futura administração vem tratando da questão com muitas reservas, porque, por conta do processo de reorganização das contas municipais, os números da contabilidade têm mudado muito todos os dias. O próprio relatório citado pelo futuro secretário é considerado “extraoficial”. 

Em entrevista ao SERRANOSSA na manhã de quinta-feira, 20 de dezembro, o prefeito Roberto Lunelli não confirmou o valor: disse apenas que, tão logo o município pagasse o 13º salário dos servidores públicos e os débitos com Fundação Araucária, CCS e RN Freitas, que prestam serviços terceirizados, todos os recursos que chegassem ao caixa da prefeitura até o último dia do ano seriam utilizados para quitar dívidas com outros fornecedores e prestadores de serviços. “Ainda vamos conseguir diminuir muito o valor dos restos a pagar”, disse o prefeito. Ele admitiu, porém, que Pasin herdará dívidas da atual administração.

O plano de Pasin para tratar da questão é montar dentro da secretaria de Finanças duas estruturas: uma para as situações cotidianas do governo e outra para trabalhar especificamente o passivo a ser herdado da atual administração. A questão da dívida ficará sob responsabilidade de Luiz Alberto Maioli, futuro diretor-geral de compras. A expectativa é de que a saúde financeira do município seja recuperada “em um período médio”, segundo Pasin. O futuro prefeito também pretende analisar integralmente os relatórios que forem produzidos pelo grupo de trabalho que hoje procura reorganizar a secretaria municipal de Finanças, mas nega que outra auditoria seja efetuada nas contas municipais quando assumir a administração.

Reportagem: Eduardo Kopp e Carina Furlanetto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.