Há cinco anos velejando pelo mundo, casal de gaúchos ganha nova tripulante

Apaixonados pelo mar, o casal de gaúchos Georgia Spiandorello, de 35 anos e natural de Caxias do Sul, e Diego Maio, porto-alegrense de 36 anos, decidiram fazer de um barco a sua nova casa. Em 2015, após quatro anos de planejamento, os dois se mudaram para um veleiro e partiram em uma grande aventura pelos mares do mundo, saindo de Florianópolis. Após cinco anos vivendo os mais diversos desafios, o casal passou a contar com uma nova tripulante no dia 03/04. A pequena Isla Maimiti Spiandorello Maio, hoje com cinco semanas, nasceu na maior ilha da Polinésia Francesa, o Taiti, e hoje já vive a bordo do chamado Unforgettable (inesquecível em inglês), nome dado ao atual veleiro em que vive o casal. 

“Quando fomos morar no barco, eu pensava que, quando tivéssemos um filho, iríamos parar, vender o barco e comprar ou alugar uma casa. Mas hoje morar no barco é nosso estilo de vida, não é mais uma viagem em si, então foi natural ela nascer aqui e já sair viajando com a gente. O barco é a nossa casa, onde nos sentimos bem e confortáveis”, comenta Georgia. 

A ideia era que Isla nascesse na Austrália, próximo destino do casal. Entretanto, a pandemia mudou os planos e o Taiti passou a ser o lar da família por um tempo maior do que o esperado. “Estamos muitos felizes de ela ter nascido aqui. A Polinésia Francesa é incrível. São milhares de ilhas para conhecer, a cultura é incrível e as pessoas são muito legais”, relata. Em homenagem ao momento e local do nascimento, os pais decidiram nomear a pequena como Isla (“Ilha” em Espanhol) e Maimiti (nome polinésio que significa “aquela que veio do mar”). 


 

As primeiras semanas do casal com a nova tripulante têm sido de adaptação e muitas alegrias. “Agora estamos em uma marina aqui no Taiti, que facilita bastante por ter água e luz ilimitada e por ser próxima ao centro da cidade”, conta Georgia. No Unforgettable, uma das cabines foi transformada em um lindo quarto de criança, tudo estrategicamente pensado para não ocupar muito espaço e ficar confortável para Isla. “Tudo tem que ser pensado, porque o barco não é muito grande. A banheira dela é dobrável, por exemplo. O berço também pode abrir e fechar. E temos que pensar no que realmente é necessário. Então vivemos uma vida minimalista”, relata. 

Com a chegada da Isla e por conta da pandemia, a ideia é permanecer até o ano que vem no Taiti. Na sequência, a família deverá passar por diversas ilhas do Pacífico Sul, até chegar à Austrália. “Estamos muito felizes de ter mais uma tripulante a bordo. A Isla é uma graça e teremos bastante tempo para nos dedicarmos a ela. E esse é o maior presente, podermos estar os três, juntos, vivendo essa aventura”, declara a mamãe de primeira viagem. 


 

O Unforgettable 

A iniciativa de deixar a terra para morar em alto mar veio do anseio do casal de viver mais intensamente e de conhecer novos lugares. “Queríamos passar um tempo fora desse sistema, sem ter horários e dias da semana. Sentíamos que existia algo a mais para nós e que precisávamos sair da nossa zona de conforto para descobrir”, recorda Georgia. O planejamento era passar um ano velejando, mas o casal decidiu contar sua experiência pelo Youtube, cativando pessoas de todo o Brasil e do mundo. “Eram vídeos amadores, para nossa família e amigos, mas o interesse foi grande e criamos um canal no Youtube. Hoje temos um blog e uma loja virtual também e basicamente vivemos disso”, relata a gaúcha. 

O trabalho para produção de conteúdo é de tempo integral, mas o casal afirma que se sente feliz em poder tocar pessoas de todo o mundo com a sua história. Por conta disso, diversas pessoas passaram a apoiar a aventura a bordo do Unforgettable por meio do site “Apoia-se”.  Com ele é possível doar valores mensais que, além de auxiliaram na aventura da família, trazem recompensas aos apoiadores. “Temos um sorteio no qual os ganhadores podem passar cinco dias com a gente a bordo do barco. Já recebemos vários apoiadores e sempre foi muito legal”, comenta Georgia.


 

Ao longo desses cinco anos, o casal já velejou pela costa brasileira, pelo Caribe, Panamá e se aventurou na maior travessia de barco do mundo, indo das ilhas Galápagos até a Polinésia Francesa. Foram 19 dias velejando em alto mar, sem paradas. “Foi uma experiência única na vida. Felizmente deu tudo certo, não pegamos nenhum tempo horrível e nos preparamos muito bem com água, comida e demais suprimentos”, relata. 

Analisando a aventura até agora, Georgia acredita que a maior lição tenha sido a certeza de que é possível perseguir seus sonhos e viver da forma que se quer viver. “Claro que tem muitos desafios, não é somente alegrias. Temos que aprender a viver com pouco, a lidar com as forças da natureza e estar longe da família e amigos. Mas as recompensas têm valido a pena. A gente é um time, eu, o Diego e a Isla, e juntos sempre damos um jeito de resolver as coisas”, comenta. 


 

Todas as quintas-feiras o casal posta novos vídeos em seu canal no Youtube (Unforgettable Sailing). As aventuras da família também podem ser acompanhadas pelo blog “unforgettablesailing.wordpress.com”. Para apoiar o projeto do Unforgettable, as pessoas podem adquirir produtos da loja virtual, que pode ser acessada pelo blog, ou contribuir com qualquer valor mensal pelo site “apoia.se/unforgettablesailing”. “Além das recompensas, temos um grupo exclusivo de WhatsApp para apoiadores, onde trocamos ideias e compartilhamos experiências. É uma comunidade muito legal”, comenta Georgia. 

Fotos: Divulgação/Unforgettable