Halloween: dicas de filmes para acompanhar a data mais assustadora do ano
A tradição, que nasceu na Irlanda, passa de cultura para cultura através das gerações
Bruxas, zumbis, monstros, fantasmas, medo, suspense, horror, sangue e gritos. Isso pode até parecer roteiro de filme, mas são só alguns dos elementos mais populares do Halloween, ou Dia das Bruxas aqui no Brasil. Essa é uma celebração popular de culto aos mortos que é promovida, anualmente, todo dia 31 de outubro há uns bons séculos.
O termo tem origem em inglês “All Hallow’s Eve” (Véspera de Todos os Santos), pois é comemorado um dia antes do feriado de 1º de novembro. O Halloween nasceu na Irlanda e, de acordo com historiadores, as tradições se originaram em antigos festivais celtas chamados Samhaim, que marcavam a passagem de ano e a chegada do inverno. Para os celtas, o início do inverno representava a aproximação entre o mundo e o “Outro Mundo”, onde vivem os mortos.
No Brasil, o Halloween é comemorado também no dia 31 de outubro, mas a festa não possui o mesmo significado e valor cultural dos países do hemisfério norte. Grande parte da tradição de Halloween no Brasil é influenciada por cursos de idiomas, que promovem a data como forma de inserir os alunos na cultura dos países de língua inglesa.
Para entrar no clima de mistério e horror que a data pode trazer, o SERRANOSSA indica três filmes de terror disponíveis em plataformas de streaming para serem conferidos no maior medo possível.
MADRUGADA DOS MORTOS (2004): um apocalipse zumbi não é relativamente novidade, mas as suas consequências geram frio na espinha só de imaginar o planeta dominado por mortos vivos. Inspirado diretamente no clássico “O Despertar dos Mortos” (1978), de George A. Romero, considerado o pai do gênero, o filme do Zack Snyder traz um grupo de personagens que ficam presos dentro de um Shopping Center em meio ao caos de morte e sangue. Porém, depois de um tempo, a sobrevivência e a sanidade do grupo será testada quando os recursos ali acabam e eles precisam peregrinar entre os zumbis.
Onde assistir: Netflix / Direção: Zack Snyder / Duração: 1h40
IT: A COISA (2017): amizade, companheirismo e palhaço assassino. Essa é a base do filme adaptado do livro do mestre do terror literário Stephen King.O “Grupo dos Perdedores”, formado pelos amigos Bill, Richie, Eddie, Ben, Mike, Stanley e Beverly, vai precisar se unir para enfrentar Pennywise, uma entidade de outro mundo vestida de palhaço e que a cada 27 anos sai dos bueiros da cidade de Denver (EUA) e se alimenta de crianças e jovens. Com doses de aventura, humor e sangue, o filme mostra que a amizade pode sim ajudar os ‘nerds deslocados’ a salvarem o mundo.
Onde assistir: HBO Max / Direção: Andy Muschietti / Duração: 2h14
CORRA! (2017): Chris é um jovem fotógrafo negro que está prestes a conhecer os familiares de Rosa, sua namorada, que é branca, assim como seus pais e irmão. Ao chegar naquele ambiente estranho, mas que aparenta ser amistoso, Chris quase se sente em casa. Porém, depois de um tempo, ele percebe que o terror psicológico e o racismo estrutural daquela família vai fazer da vida dele um inferno. Em 2018, o filme venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, um feito quase inédito para filmes do gênero terror.
Onde assistir: Amazon Prime Video / Direção: Jordan Peele / Duração: 1h44