Hamilton Mourão deve deixar o Palácio do Jaburu nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira, 26/12, o atual vice-presidente e senador eleito pelo RS Hamilton Mourão (Republicanos) está finalizando sua mudança do Palácio do Jaburu, onde mora, para ceder ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSD). Mourão deve residir em uma casa no Jardim Botânico, bairro de Brasília.
Outro local que deve ter movimentação nos próximos dias é a residência oficial da Granja do Torto, que remete a uma casa de campo e costuma ser cedida ao presidente eleito até a cerimônia de posse. Quem estava na residência durante o Governo Bolsonaro era o ministro da Economia, Paulo Guedes, que se mudou no dia 16/12. No último dia 20, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitou o local. Segundo o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, o presidente precisa de um espaço mais adequado para trabalhar até se instalar no Palácio do Alvorada, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL) continua morando.
O Palácio da Alvorada recebeu alguns caminhões de mudança nas últimas semanas. O tradicional cercadinho para apoiadores, onde Bolsonaro fazia pronunciamentos, já foi desmontado. O presidente Bolsonaro e a família dele podem permanecer até o dia 1° de janeiro de 2023 no local, quando o Palácio terá que passar por uma vistoria para que Lula possa utilizá-lo. Atualmente, Lula está hospedado num hotel na região central de Brasília. O local também tem sido usado para reuniões.