Harpia ameaçada de extinção é vista em parque do Rio Grande do Sul

O registro foi feito no dia 7 de janeiro, mas checado apenas no dia 1º de fevereiro; no Parque Estadual do Turvo, a espécie não era vista desde 2018

Foto: Parque Estadual do Turvo/SEMA

Uma harpia, também conhecida como gavião real, foi flagrada por câmeras no Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, no Noroeste do Rio Grande do Sul. O animal não era visto no local desde 2018.

O registro foi do dia 7 de janeiro. Nesta quinta-feira, 1º/02, ao checar as imagens captadas pelas câmeras, o guarda parque Carlos Neimar Kuhn percebeu a gravação da harpia.

As imagens anteriores do animal no parque haviam sido feitas em 2018, pelo mesmo guarda, e antes disso, em 2015.

A ave é considerada maior águia do Brasil e está na lista das espécies ameaçadas de extinção. São raras as aparições nas últimas décadas.

Maior águia do Brasil

Uma harpia fêmea adulta pode pesar até 10kg e alcançar uma envergadura superior a 2 metros. É a ave mais possante do planeta, possui uma garra imensa, tem muita força e consegue carregar mamíferos de médio porte.

Devido ao tamanho do animal, o ninho dela é estrategicamente construído na parte mais alta de árvores de grande porte. A base da alimentação é constituída principalmente de mamíferos, aves e répteis, aos quais captura por entre a copa das árvores ou no solo.

Fonte: g1 RS