Hélen Spadari sonha com o Mundial da Juventude

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) divulgou nesta semana o ranking atualizado dos 2000 Metros com Obstáculos – Menores (Sub-18). No topo, aparece uma bento-gonçalvense: Helen Spadari. A liderança do ranking garantiu à jovem atleta classificação à seletiva para os Jogos Mundiais da Juventude, no mês de agosto, em Nanging, na China.

A seletiva acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, em Cali, na Colômbia, e a tendência é de uma disputa bastante acirrada, já que há apenas duas vagas reservadas às Américas. As demais serão distribuídas para a Oceania (1), Europa (2), África (9) e Ásia (1).

A primeira colocação no ranking brasileiro assegura à bento-gonçalvense confiança de que é possível brigar pela vaga, porém, há a exigência de um tempo melhor dos obtidos até o momento. “Tenho que melhorar, e bastante. As seletivas da América do Norte e Central já aconteceram, com tempos bem fortes”, conta.

Ela participa de competições desde os seis anos, incentivada por uma família apaixonada pelo atletismo – o pai, Heitor, e a irmã, Suelen, também competem, sempre com excelentes participações nos campeonatos no Estado.

Hélen concilia provas de pista com as de rua, com destaque em ambas. Atualmente, está entre as cinco melhores do Estado nas provas de rua e é detentora de dois recordes estaduais nos 1000m com obstáculos, categoria Mirim. Em 2013, viveu o melhor ano da carreira nas provas de pista. Foi vice-campeã nacional e também garantiu a medalha de prata na primeira competição com a seleção brasileira, os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Lima, no Peru.

A classificação aos Jogos Olímpicos da Juventude, que reúne os melhores atletas do mundo com idade entre 14 e 18 anos, significaria um grande salto na carreira da atleta. Ela ressalta, contudo, que independente do resultado na seletiva, voltar a representar a seleção brasileira já terá sido um importante degrau alcançado. “Meu principal objetivo é melhorar a minha marca pessoal. Todavia, independente do que ocorrer na seletiva, já alcancei uma das minhas metas, que é representar a seleção brasileira pela segunda vez”, frisa. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.