Homem mais forte das Américas vem a Bento

Uma das prioridades da Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Rio Grande do Sul (FELP/RS), com sede em Bento Gonçalves (rua Senador Salgado Filho, no bairro São Bento), é a formação de atletas, o primeiro passo para que os resultados futuramente sejam alcançados e a modalidade, por consequência, passe a ser mais visada. Para a inserção de crianças e adolescentes no esporte, contudo, ainda é preciso superar a barreira do desconhecimento acerca da modalidade, até mesmo nas escolas.  

A FELP/RS abriu oficialmente em Bento o terceiro CT no Estado – os outros dois estão localizados em Porto Alegre e Santo Ângelo – no dia 13 de setembro. Em uma das primeiras ações, fechou parceria com uma escola próxima para o início do “Futuro de Peso na Serra”, projeto social de iniciação ao levantamento de peso, no contraturno escolar, com crianças de 8 a 12 anos. Antes mesmo de as atividades iniciarem, no entanto, a direção da escola e professores voltaram atrás e resolveram desfazer a parceria. “Não quiseram levar as crianças para conhecer o esporte porque na cabeça dos professores deve ser algo que machuca, que vai trazer algum tipo de prejuízo físico. Precisamos estimular as pessoas para que possa haver essa quebra de paradigma”, conta Rafael Squassoni, treinador e vice-presidente da FELP.

Uma das formas que a entidade encontrou para ajudar a mudar este cenário é a vinda de Fernando Reis, principal referência da modalidade nas Américas. Em 2011, ele conquistou a inédita medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos. Ao lado do seu treinador, o cubano Luiz Lopes, o atleta ministrará um workshop na sede da FELP, no sábado, dia 6, das 9h às 17h; e acompanhará o Campeonato Gaúcho de Levantamento de Peso Olímpico, no domingo, dia 7, no mesmo local, com a participação de aproximadamente 30 atletas de todo o Estado.

A chegada de Fernando está prevista para esta sexta-feira, dia 5, quando a FELP também tentará agendar um encontro com o prefeito Guilherme Pasin. Mais do que ensinar e auxiliar no desenvolvimento técnico dos gaúchos, a FELP quer aproveitar a passagem do atleta para divulgar a modalidade e mostrar que o levantamento de peso pode, assim como qualquer esporte, transformar vidas. “O Fernando começou aos 10 anos e ganhou todos os títulos nacionais e sul-americanos. A história dele é muito bacana porque ele se formou nos Estados Unidos, a faculdade dava alojamento e salário para ele competir. Neste ano, voltou formado em administração, tudo graças ao esporte que ele começou a praticar ainda criança. A gente quer deixar bem claro para o pessoal que existe futuro na modalidade. O determinante é começar cedo. Todo esporte precisa do exemplo, da pessoa que foi lá, fez e venceu. A vinda do Fernando será importante também nesse sentido”, afirma Rafael.

Após a negativa da escola, a Federação resolveu abrir o projeto social para toda a cidade, com atividades gratuitas, na sede da entidade. Pais de crianças de 8 a 12 anos interessados em inscrever os filhos devem entrar em contato com Rafael, pelo telefone (51) 8182 5877. Antes de iniciar a prática, as crianças passarão por testes físicos, de coordenação e flexibilidade. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.