Homicídios aumentam mais de 40% em dois anos

O índice de homicídios aumentou em Bento Gonçalves na comparação entre 2011 e 2013. Em dois anos, o número de vítimas passou de 14 para 20, um aumento de 48,2%. De 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado, foram 18 ocorrências desse tipo na cidade, além de outros dois moradores do município que foram encontrados mortos em Farroupilha. Em 2012, as estatísticas apontam 17 casos. 

Segundo Douglas dos Santos, chefe de investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ªDP), comandada pela delegada titular Cristiane Pasche, as investigações por parte da 1ª DP são, em sua maioria, casos que envolvem tráfico de drogas. Ele acredita que os homicídios ocorridos no ano passado tenham sido motivados, principalmente, por acerto de contas.

Para a delegada substituta da 2ª DP, Deise Salton Brancher Ruschel, não existe um perfil definido dos homicídios registrados pela delegacia. Ela destaca a eficiência no trabalho de investigação, a exemplo do que ocorreu no caso de um jovem de 15 anos, morto a pauladas após se envolver em uma briga com outros garotos no bairro Botafogo. Os acusados foram identificados no mesmo dia, tendo um deles assumido a autoria do crime, e o inquérito foi concluído menos de um mês após o fato.

Crimes passionais 

Os crimes de violência doméstica continuam chamando a atenção. Inconformados com o fim dos relacionamentos, três homens cometeram suicídio após terem assassinado as companheiras, ex-companheiras ou amantes, mesmo número registrado em 2012. O primeiro caso aconteceu no dia 17 de março, quando um casal foi encontrado morto no quarto de um motel localizado na RSC-470. O proprietário do estabelecimento estranhou a falta de movimentação e após verificar no quarto que eles estavam mortos, compareceu à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para relatar o fato. Segundo a BM, o corpo da mulher, de 46 anos, estava coberto sobre a cama. Já o homem, de 42, apresentava sinais de enforcamento e estava próximo à janela.

Em 29 de maio de 2013, um homem de 47 anos de idade, policial militar, assassinou uma mulher de 22 anos, quando ela saía de um supermercado com o namorado. Em seguida, cometeu suicídio, no bairro Licorsul. A delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Isabel Pires Trevisan, confirmou que nesses dois casos as vítimas haviam registrado ocorrência por terem sofrido ameaças de morte.

No terceiro registro de 2013, em 24 de setembro, uma mulher foi assassinada no interior da casa onde morava, no bairro Vila Nova 2. A vítima, de 33 anos, foi atingida com um golpe de faca na região do pescoço. O principal suspeito, ex-marido da vítima, foi encontrado morto na manhã seguinte. Ele estava enforcado em uma árvore em uma área de mata no bairro Eucaliptos.

Tiros acidentais

Nos registros de 2013, a morte de dois menores, de 11 e 14 anos, por tiros acidentais reacende o debate sobre o cuidado em deixar armas letais ao alcance de crianças e adolescentes. No dia 6 de dezembro, uma menina de 11 anos de idade morreu após ser atingida por um disparo desse tipo. O fato aconteceu por volta das 21h30 na entrada da guarita da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), na rua Herny Hugo Dreher, bairro Planalto, onde o padrasto da menina trabalhava como segurança. A autora do disparo foi a irmã da vítima, de 13 anos. Segundo a Brigada Militar, quando o padrasto deixou o local para atender a um telefonema, ela abriu a gaveta onde estava guardada a arma utilizada no trabalho e disparou acidentalmente. Um dia antes, um adolescente de 14 anos morreu após ser atingido, no rosto, por disparo acidental de uma espingarda de pressão. O fato aconteceu na rua Lajeadense, bairro Municipal. 


Dois casos em Farroupilha

Dois homicídios envolvendo moradores de Bento Gonçalves foram registrados no município de Farroupilha no ano passado. O primeiro aconteceu no dia 20 de janeiro. Um homem de 41 anos foi encontrado morto às margens da RSC-453 na altura do quilômetro 109. Ele havia recebido pelo menos duas facadas na região do pescoço. O automóvel da vítima foi localizado a cerca de um quilômetro do local do crime, o que descarta a possibilidade de assalto. 

O segundo caso foi a morte de um cobrador de 28 anos de idade. O corpo da vítima foi encontrado na linha Paese, interior de Farroupilha, com diversas marcas de tiro. Dois suspeitos seguem presos. O inquérito foi concluído pela Polícia Civil e já foi encaminhado ao Judiciário.

Homicídios em 2013

1º de janeiro – Um homem de 28 anos de idade foi morto após ser ferido com golpe de arma branca no peito. O crime aconteceu na rua Carlos Dreher Neto, bairro Vila Nova. O inquérito foi concluído e arquivado pelo Ministério Público.

26 de janeiro – Um adolescente de 15 anos foi morto a pauladas após se envolver em uma briga com outros garotos. Os acusados de terem participado da confusão foram identificados no mesmo dia do crime, tendo um deles assumido a autoria do golpe que matou a vítima. O inquérito foi concluído e o processo está em andamento no Poder Judiciário.

8 de março – Na área de embarque da Estação Rodoviária de Bento Gonçalves, um homem de 25 anos de idade foi morto com diversas facadas. Segundo a Polícia Civil, a vítima tinha diversos antecedentes criminais, entre os quais lesão corporal, furto qualificado e posse de entorpecentes. Dois indivíduos foram identificados e assumiram a autoria do crime. Eles respondem em liberdade. O processo já foi encaminhado ao Fórum. 

30 de março – Na rua Vereador Roque Betinelli, no bairro Zatt, um homem de 44 anos de idade foi morto por golpes de faca. Ele foi encontrado inconsciente no box do banheiro da casa onde morava e chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos múltiplos ferimentos. Segundo a Polícia Civil, a vítima possuía antecedentes por ameaça, estupro, lesão corporal e constrangimento ilegal. Um suspeito foi identificado, mas não está preso. As investigações continuam. 

21 de abril – A vítima, um homem de 20 anos de idade, foi encontrada no meio da rua com diversas marcas de tiros. O crime ocorreu no bairro Municipal. Na época, a Polícia Civil confirmou que ele tinha passagens pela polícia por lesão corporal, motim de presos e porte de arma de fogo. A investigação foi concluída sem identificação de autores e já foi encaminhada ao Ministério Público. 

9 de maio – Um homem de 45 anos foi encontrado morto na RSC-470, km 210, próximo ao trevo de acesso a São Valentim. Ele foi vítima de disparos de arma de fogo. Não há suspeitos da autoria do crime. As investigações continuam.

16 de julho – Um homem de 31 anos de idade foi morto com um tiro na cabeça na rua Ari da Silva, bairro Eucaliptos. Segundo os órgãos de segurança, a vítima possuía várias passagens pela polícia pelos crimes de furto e roubo. As investigações continuam e ainda não há suspeitos identificados.

23 de julho – Um detento de 39 anos de idade, que cumpria pena no regime semiaberto, foi executado logo após ter saído do presídio de Bento Gonçalves. O crime aconteceu em frente à casa prisional. A vítima estava no interior do seu automóvel Fiat/Strada quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram. O caroneiro desceu e atirou contra a vítima. Logo após cometer o crime, a dupla fugiu. Dois suspeitos foram identificados pela polícia, mas não foram presos. As investigações continuam.

25 de julho – A vítima, de 28 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo na rua Fernandes Vieira. O homem estava junto ao seu automóvel, um VW/Gol, quando foi abordado por dois homens armados que tripulavam uma motocicleta. As investigações continuam, sem suspeito de autoria.

4 de agosto – Um homem de 39 anos foi assassinado com diversos disparos de arma de fogo no bairro São Roque, em frente a um estabelecimento comercial. Ele teria se envolvido em uma discussão com outros dois homens. A vítima foi alvejada por diversos disparos por arma de fogo e, em seguida, agredida com coronhadas na cabeça. A Polícia Civil identificou e prendeu o autor do crime. A investigação foi concluída e encaminhada para a Justiça.

17 de agosto – Um homem de 31 anos de idade morreu depois de ser atingido por disparos por arma de fogo no bairro Conceição. Os autores do crime, um casal de Caxias do Sul, foram identificados e presos. O processo já foi encaminhado ao Fórum.

13 de outubro – Um homem de 46 anos foi morto a tiros na rua Alceu Sabino, bairro Tancredo Neves. Ele teria se envolvido em uma briga com outro homem em um bar. Ao sair do estabelecimento, ele teria sido atingido com um disparo de arma de fogo na cabeça. Segundo a Polícia Civil, a vítima possuía antecedentes por lesão corporal, tráfico de entorpecentes, corrupção de menores, ameaça e furto mão grande. O autor dos disparos foi identificado e assumiu a autoria do crime. O inquérito está em fase de finalização. 

9 de dezembro – Um homem foi encontrado morto no interior da casa onde morava, no bairro Aparecida. O corpo apresentava ferimento no lado esquerdo do abdômen. A vítima, de 25 anos, foi encontrada por um amigo que a abrigava nos fundos de sua residência. O jovem possuía diversos antecedentes criminais, a maioria por furto, e estava foragido. O caso continua sob investigação. Não há suspeitos da autoria do crime.

Tentativas em 2014

Neste ano ainda não foram registrados casos de homicídios em Bento Gonçalves, mas ocorreram pelo menos duas tentativas nos primeiros 10 dias de janeiro. Um dos casos foi registrado na rua Pastor Rodrigues de Jesus, no bairro Zatt, quando um homem de 49 anos foi esfaqueado dentro de um bar. A outra ocorrência foi na rua Fiorelo Bertuol, bairro Progresso. Um jovem de 22 anos foi encontrado caído na calçada com ferimento na perna provocado por disparo de arma de fogo. Segundo a Brigada Militar, a vítima possui diversas passagens pela polícia por receptação, furto em residência, furto em veículo, furto qualificado e Lei Maria da Penha.

Reportagem: Jonathan Zanotto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.