Homicídios caem 23% em 2015
Nos últimos anos, o número de homicídios tem aumentado gradativamente em Bento Gonçalves. Em 2012, a quantidade de casos chegou a 17; 2013 contabilizou 20 vítimas; e 2014 fechou com o mesmo número. De 1º de janeiro a 25 de junho deste ano, já são 10 ocorrências de assassinatos registradas na cidade – no mesmo período do ano passado, foram 13, uma redução de 23% no total de casos.
Dos assassinatos praticados em 2015, apenas quatro continuam em aberto. Nos demais, já foram identificados os acusados e alguns já se encontram presos. O tipo de instrumento mais utilizado nos crimes na cidade continua sendo a arma de fogo, usada em oito casos. Em dois, foi a faca.
O episódio que mais chamou a atenção da comunidade foi o assassinato de um jovem de 15 anos, após uma discussão banal, no dia 5 de maio, no bairro Planalto. O acusado pela morte é outro adolescente de 17 anos, que utilizou uma faca para acertar o abdômen da vítima. Maurício Antunes de Matos não resistiu aos ferimentos e morreu pouco após dar entrada no hospital.
Outro fato que ganhou repercussão é o possível suicídio de Luiz Antônio Pereira, de 53 anos. Pereira é apontado como o autor da tentativa de homicídio contra a sua ex-mulher, algumas horas antes, na noite do dia 14. A vítima de 30 anos, estava na rua Arlindo Franklin Barbosa, bairro São Roque, quando foi atingida.
O homem foi localizado pela Brigada Militar (BM), após denúncia via 190, em uma residência na travessa Santa Maria, bairro Zatt. Ao perceber a aproximação dos policiais, ele se escondeu atrás de um veículo e disparou contra a guarnição. Houve reação por parte dos policiais. Pereira foi encontrado caído com um ferimento na cabeça e já sem vida. Ao lado dele, os policiais acharam um revólver calibre 38.
Pereira tinha antecedentes por estelionato, tráfico de drogas, ameaça e tentativa de homicídio. Estava em liberdade provisória desde o final de maio, após ter ficado cerca de um mês no Presídio Estadual de Bento Gonçalves, justamente por outra tentativa de homicídio contra a ex-companheira.
Conforme a delegada Maria Isabel Zerman, titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), e responsável pela investigação do caso, não está descartada a hipótese de suicídio e a situação está caracterizada como legítima defesa por parte da Brigada Militar, o que não representaria um homicídio. Ela aguarda o resultado do auto de necropsia, para identificar de que arma partiu o tiro que atingiu Pereira.
Denúncias que possam ajudar a Polícia Civil a elucidar alguns dos casos que se encontram em aberto podem ser repassadas anonimamente para os telefones (54) 3452 2500 (1ª DP), 3452 7003 (2ª DP) ou 197.
1º Homicídio: 16 de janeiro – Rua Ângelo Bridi, bairro Conceição
Vítima: João Vanderlei Ferreira Borges, 45 anos, vulgo “Índio” (arma de fogo)
Inquérito: a investigação está a cargo da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Bento Gonçalves e, conforme a delegada Maria Isabel Zerman, a autoria dos disparos ainda não é conhecida pela polícia. Índio possuía vários antecedentes criminais.
2º Homicídio: 23 de fevereiro – Rua General Gomes Carneiro, Centro
Vítima: Ildomar Antônio da Silva Kaineski, de 42 anos (faca)
Inquérito: o caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Bento Gonçalves e, conforme a delegada Maria Isabel Zerman, ainda não foi identificado o autor da facada no pescoço que vitimou Kaineski.
3º Homicídio: 3 de março – Rua Giácomo Giacomello, bairro Glória
Vítima: Adriano Cavalli, 36 anos (arma de fogo)
Inquérito: a investigação do caso ficou a cargo da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP). Segundo o delegado Álvaro Pacheco Becker, os dois suspeitos do homicídio foram identificados e presos. O inquérito foi concluído e remetido à Justiça. Cavalli possuía passagens criminais, em sua maioria por estelionato.
4º Homicídio: 11 de março – Rua Fiorelo Baú, bairro Glória
Vítima: Darci da Silva Porto, 65 anos (arma de fogo)
Inquérito: o caso permanece aberto e está sob investigação do delegado Álvaro Pacheco Becker, titular da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), que busca pistas que possam auxiliar na identificação do autor dos disparos.
5º Homicídio: 12 de março – Rua Caxias do Sul, bairro Glória
Vítima: Tailon Nathan Corrêa Pereira, 21 anos (arma de fogo)
Inquérito: o acusado pela morte de Pereira, um jovem de 20 anos, se apresentou na 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), responsável pela investigação do caso, e acabou preso. O inquérito foi remetido à Justiça. Pereira tinha diversos antecedentes criminais.
6º Homicídio: 5 de abril – Avenida Presidente Costa e Silva, bairro Planalto
Vítima: Maurício Antunes de Matos, 15 anos (faca)
Inquérito: o acusado pela morte de Matos é um adolescente de 17 anos que já foi identificado. O inquérito foi remetido à Justiça. A investigação esteve a cargo da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP).
7º Homicídio: 14 de abril – Rua Valdelírio Guerreiro Vaz, bairro Municipal
Vítima: Airton Paulo Dias da Silva, 43 anos (arma de fogo)
Inquérito: a investigação ficou a cargo da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), que identificou o suspeito e encaminhou o inquérito à Justiça.
8º Homicídio: 1º de maio – Rua Olinto de Freitas, bairro Planalto
Vítima: Anderson Luís Monteiro Pinto, 24 anos (arma de fogo)
Inquérito: a investigação está a cargo da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), que já identificou o acusado pelo assassinato, porém ele se encontra foragido. Monteiro tinha passagens pela polícia e, no ano passado, foi inocentado durante julgamento de uma tentativa de homicídio no Ouro Verde.
9º Homicídio: 15 de maio – Rua Isidoro Cavedon, bairro Ouro Verde
Vítima: Ednaldo Vicente de Oliveira, 48 anos (arma de fogo)
Inquérito: a investigação ficou a cargo da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) e o inquérito foi remetido à Justiça, com a identificação das três pessoas que participaram do crime. Um dos autores do crime é o enteado da vítima, que alegou em seu depoimento na Polícia Civil, que matou Oliveira, pois não aguentava mais ver ele agredindo a sua mãe.
10º Homicídio: 13 de junho – Km 218 da BR-470, próximo ao trevo de acesso ao bairro Santa Rita
Vítima: Sérgio Willms, 35 anos (arma de fogo)
Inquérito: a investigação está sob o comando do delegado Álvaro Pacheco Becker, titular da 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) que busca auxílio de testemunhas para identificar o autor dos disparos. O veículo que atropelou Willms na sequência seria uma Kombi, que já foi identificada.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.