Horários de coleta ainda não foram alterados

Um problema que parecia prestes a terminar, segue sem solução em Bento Gonçalves. É o caso dos horários estipulados para a coleta do lixo, que por vezes desagrada os moradores. Nos horários em que muitos trabalhadores estão voltando para casa ou se deslocando para escolas e universidades, o caminhão de coleta transita pelas ruas centrais, atravancando o trânsito já complicado.  Em dezembro do ano passado, em entrevista ao SERRANOSSA, o secretário municipal do Meio Ambiente, Airton Minúsculi, havia dito que os horários seriam alterados. Para tanto seria necessária a prévia aprovação de projeto que renomeava e delimitava os bairros do município. Entretanto, dez meses depois, pouca coisa mudou. Esta semana o presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Rubbo (PDT) reclamou na tribuna a presença de caminhões no horário de pico.

Segundo o gerente da RN Freitas, empresa responsável pela coleta no município, Dejair Prestes Kilka, a única alteração realizada até agora foi a antecipação da coleta seletiva no Centro. “Os caminhões iniciavam a coleta na área central às 18h, agora eles começam o recolhimento às 16h30”, esclarece. Na região central, há muitos prédios e, consequentemente, um número significativo de lixeiras coletivas, o que demanda maior tempo da equipe. A ideia inicial de alteração que era passar esta coleta para o período da noite, entretanto, ainda não foi viabilizada.

Na reportagem publicada na edição do dia 10 de dezembro de 2010, o secretário também informou que haveria alterações nos horários em outros bairros da cidade. Porém, de acordo com Kilka, houve apenas uma sinalização teórica por parte da prefeitura de que haveria a troca, mas até o momento nada foi colocado em prática. A tabela de horários em vigor foi definida em conjunto com a prefeitura. A partir da configuração dos bairros, a secretaria iniciaria a reformulação do material gráfico que seria utilizado pelas equipes de sensibilização para orientar as pessoas. Até o fechamento desta edição o SERRANOSSA não conseguiu contato com o titular da pasta, secretário Airton Minúsculi.


Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também